Domingo, 17 abr 2005 - 15h18

Nave Soyuz se acopla com sucesso à Estação Espacial Internacional

Os astronautas da Rússia, EUA e Itália que chegaram neste domingo à Estação Espacial Internacional (ISS) abriram a escotilha e entraram na plataforma orbital, informou o Centro russo de Controle de Vôos Espaciais.

Na Soyuz TMA-6, lançada ao espaço na sexta-feira passada, chegaram à ISS o russo Serguei Krikaliov e o americano John Philips, integrantes da décima primeira expedição permanente, e o italiano Roberto Vittori, astronauta da Agência Espacial Européia.

Na estação orbital lhes deram a boas-vindas o russo Salizhán Sharípov o americano Leroy Chiao, que formavam a décima expedição e já estão prontos para voltar à Terra depois de mais de seis meses de trabalho na plataforma espacial.

A operação de engate da Soyuz TMA-6 ao dique de atraque Pirs do segmento russo da ISS foi efetuado de forma automática, como estava previsto.

Krikaliov e Philips assumirão nos próximos seis meses o comando da estação espacial, enquanto Vittori permanecerá em órbita oito dias, como integrante da chamada "expedição de visita", que se realizam durante a troca das tripulações permanentes.

Sharípov, Chiao e Vittori voltarão à Terra em 25 de abril na nave Soyuz TMA-5, atualmente presa à ISS e que será substituída pela Soyuz TMA-6.

Como nas expedições anteriores, Krikaliov e Philips deverão viver na ISS durante meio ano e, além do intenso trabalho que significa manter o engenho em funcionamento, realizarão um ciclo novo de testes científicos e pelo menos duas caminhadas espaciais.

Além disso, deverão executar manobras relacionadas ao restabelecimento dos vôos à ISS das naves americanas, interrompidos há mais de dois anos pela catástrofe da Columbia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron