Segunda-feira, 6 jul 2015 - 10h05
Por Rogério Leite

New Horizons falha a uma semana do encontro com Plutão

Faltando somente uma semana para a histórica aproximação, nave interplanetária New Horizons entrou repentinamente em modo de segurança após apresentar uma falha ainda desconhecida.

New Horizons
Clique para ampliar

A sonda perdeu o contato com os controladores às 17h54 UTC de sábado (14h54 BRT - horário de Brasília) e permaneceu neste estado até às 16h15 BRT.

Segundo a NASA, o computador principal da New Horizons detectou algum problema e passou imediatamente o controle para o computador secundário, que transmitiu à Terra todos os dados vitais da espaçonave. Em seguida, entrou preventivamente em modo de segurança.

Os controladores da missão disseram que o processo completo de recuperação poderá levar diversos dias, uma vez que a nave está a 4.8 bilhões de km da Terra e qualquer comando leva 4h24 minutos para chegar até a New Horizons.

Apesar do problema, os engenheiros do JPL, Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, informaram que a New Horizons deve sair do modo de segurança nesta terça-feira, 7 de julho, e que as operações básicas da missão não deverão sofrer atrasos significativos.

O problema é que ainda não se sabe quais os motivos que levaram à nave a entrar em modo de segurança e nem se essa falha pode ocorrer de novo. Além disso, a sonda nunca sofreu qualquer tipo de pane, portanto nunca precisou ser "acordada" automaticamente após algum defeito.

Dedos cruzados!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy