Quarta-feira, 1 jul 2015 - 09h21
Por Rogério Leite
Na noite de terça-feira, a sonda New Horizons ficou 27 centímetros por segundo mais rápida, depois que ligeira correção foi feita pelos engenheiros da missão. Agora, a sonda está a caminho do alvo, guiada unicamente pelas forças da natureza.
Clique para ampliar O disparo dos foguetes foi programado com base em dados de telemetria enviados pela própria sonda e ocorreu 01h01 BRT de 30 de junho e teve duração de 23 segundos. A manobra foi a última de uma série de três previstas e teve o objetivo de acelerar ligeiramente a New Horizons em cerca de 2.4 km/h. Embora seja um ajuste muito pequeno foi suficiente para corrigir o ponto de aproximação da sonda.
De acordo com nota divulgada pela JHAPL (Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins), responsável pela missão, a aceleração extra da New Horizons permitirá que a sonda chegue 20 segundos mais cedo ao ponto exato onde se pretende analisar a atmosfera de Plutão. Sem essa correção, a sonda coletaria dados 184 km além da localização ideal. "Essas medidas dependem de sinais de rádio a serem enviados da Terra e precisam ser extremamente precisas", disse Lead Yanping Guo, projetista da nave junto ao JHAPL. "Para algumas análises a New Horizons precisará passar exatamente pela sombra da lua Caronte e um pequeno erro poderá prejudicar a coleta de dados", explicou Guo. De fato, temporização e precisão são as chaves da missão New Horizons. Todos os comandos enviados de Terra serão armazenados na memória interna da sonda e deverão ser executados automaticamente a mais de 4.75 bilhões de quilômetros de distância.
A telemetria mostra que todos os dispositivos de bordo operam de acordo com os valores nominais. A New Horizons deverá atingir a máxima aproximação de Plutão em 14 de julho às 11:49:57 UTC (08:49:57 Horário de Brasília). O encontro será muito rápido, já que a nave não entrará na orbita do planeta anão. No entanto, a quantidade de dados coletados será suficiente para décadas de estudos e novas descobertas. Até lá, novas imagens serão captadas e cada vez com maior riqueza de detalhes. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O que se faz agora com as crianças é o que elas vão fazer depois com a sociedade" - Karl Mannhein -