Segunda-feira, 22 jun 2015 - 11h02
Por Rogério Leite

New Horizons: novas imagens revelam detalhes da cara de Plutão

À medida que a sonda interplanetária New Horizons se aproxima do planeta-anão Plutão, novos detalhes da superfície começam a ser revelados, como um suposto trio de crateras que à longa distância se assemelha a um rosto humano.

Plutao e Caronte - Crateras em Plutao
Clique para ampliar

A nova imagem foi captada pelo instrumento LORRI (Long-Range Reconnaissance Imager), um dos sete experimentos a bordo da New Horizons e mostra um trio de áreas escurecidas que podem ser indícios de uma paisagem craterada. Além disso, a nova cena também mostra que a superfície de Plutão pode não ser tão lisa, mas ser formada por áreas bastante irregulares, repletas de relevos.

Neste momento, a sonda está a 25 milhões de km de Plutão e a 4.74 bilhões de km da Terra, uma distância tão grande que os sinais enviados pela sonda levam 04h30 minutos para chegar até as antenas da Rede do Espaço Profundo, localizadas na Austrália, África do Sul e Argentina.

Onde esta a New Horizons?
Clique para ampliar

Ainda é cedo para afirmar se as feições escuras observadas pelo instrumento LORRI são de fato crateras. A nave ainda tem muito chão pela frente até atingir a maior aproximação com o planeta-anão, em 14 de julho.

O encontro será muito rápido, já que a nave não entrará na orbita de Plutão. No entanto, a quantidade de dados coletados será suficiente para décadas de estudos e novas descobertas. Até lá, novas imagens serão captadas e cada vez com maior riqueza de detalhes.

Aguardemos novas imagens!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy