Procure no Apolo11
Quinta-feira, 31 mar 2005 - 11h23

Nível de gás carbônico na atmosfera atinge novo recorde

Dados de um laboratório americano obtidos pela BBC indicam que a concentração de dióxido de carbono da atmosfera voltou a crescer no ano passado, atingindo um novo recorde.

O gás carbônico é considerado o principal poluente responsável pelo aquecimento global, e sua concentração na atmosfera tem crescido todos os anos desde 1958.

De acordo com a pesquisa do Laboratório de Monitoramento e Diagnóstico do Clima do governo americano, feita com base em informações coletadas em um observatório do órgão no Havaí, a concentração de gás carbônico chegou a 378 partes por milhão (ppm).

Apesar disso, os cientistas descobriram que o aumento da presença do gás na atmosfera em 2004 foi menor do que nos dois anos anteriores.

Continua após a publicidade


Estados Unidos
Segundo o cientista Pieter Tans, diretor do observatório no Havaí, as variações no aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera ano a ano se devem a uma série de fatores como, por exemplo, alterações na taxa de absorção do poluente por plantas e oceanos.

Tans e outros cientistas do centro de pesquisas, porém, acreditam que são as emissões de gás carbônico humanas que vêm provocando o aumento constante da concentração do gás na atmosfera.

O Protocolo de Kyoto, que entrou em vigor recentemente, prevê uma redução nas emissões de gases que provocam o efeito estufa nos países signatários.

Os Estados Unidos, maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico em todo o mundo, não aderiram ao protocolo.

O laboratório no Havaí, responsável pelos novos dados, é considerado um dos mais confiáveis do mundo para esse tipo de avaliação.

Informações sobre a concentração de CO2 na atmosfera vêm sendo coletadas há quase um século pelo centro construído a uma altitude de 3,5 mil metros, perto do vulcão Mauna Loa.

O ar dessa região do Pacífico é ideal para a avaliação porque é "bem balanceado", o que significa que não há, perto do laboratório, nenhuma fonte evidente de poluição, como uma indústria, ou uma fonte natural de absorção de CO2, como uma floresta.

Foto:Observatório havaiano, que vem monitorando a atmosfera há quase 50 anos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -