Procure no Apolo11
Terça-feira, 11 jul 2006 - 06h39

No espaço, astronautas fazem caminhada e consertam equipamento

Em órbita circular sobre a Terra, dois dos sete tripulantes da missão STS-121 do ônibus espacial Discovery, Piers Sellers e Michael Fossum, substituiram ontem um dos cabos de comunicação de um transportador sobre trilhos usado para o deslocamento de peças e equipamentos na Estação Espacial ISS. Segundo os diretores da missão, este conserto era de vital importância na continuidade da montagem do complexo espacial.

Toda a operação foi retransmitida ao vivo pelo Apolo11.com.

O cabo substituido havia sido cortado acidentalmente no ano passado e é usado para transportar sinais de vídeo, dados e energia elétrica para os motores do carro transportador.

Continua após a publicidade


A atividade extra-veicular (EVA) de ontem foi marcada por diversas falhas que prejudicaram o cronograma de tarefas. Com duração de 6h47m, essa foi a segunda caminhada espacial da atual tripulação e estabeleceu novo recorde à NASAm que completou mais de 50 dias, ou 1700 horas, de passeios espaciais e caminhadas lunares.

"O trabalho deu certo", disse o astronauta Sellers ao terminar de prender o cabo danificado no compartimento de carga do ônibus espacial. O trabalho de manutenção atrasou devido a uma peça solta de um equipamento, o que forçou o astronauta a se manter imóvel até que seu companheiro, Fossum, resolvesse a situação.

Ao voltar para dentro da ISS, Sellers riu e disse ter passado por "todas as dificuldades em que não havia pensado".

Fossum também teve problemas para instalar o novo cabo, mas no final a missão foi completada com os astronautas retornado para a ISS com apenas 12 minutos de atraso.

Hoje o dia deverá ser de descanso para a tripulação, que deverá apenas transferir e acomodar alimentos e equipamentos para da Discovery para a ISS.

Foto: Astronauta Mike Fossum executa o reparo do cabo do transportador. A luva que aparece na imagem é do companheiro de Fossum, Piers Sellers. Cortesia: NASA-TV.


Veja ao vivo !
Além deacompanhar ao vivo toda acobertura da missão da Discovery, você também pode acompanhar minuto a minuto a posição da Estação Espacial Internacional.
Para ver a missão vivo, clique aqui
Para rastrear a Estação Espacial, Clique aqui ! .

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -