Sexta-feira, 21 mai 2010 - 09h41
Nordeste: conheça a formação rochosa do Lajedo do Pai Mateus
Quando olhamos as imagens de Marte ou da Lua, quase sempre somos surpreendidos por maravilhosas e estranhas feições geológicas. De fato, o Sistema Solar é muito peculiar e repleto de curiosidades, mas essas paisagens não existem somente em locais distantes. Muitas delas estão bem pertinho de nós, aqui mesmo no Brasil.
Seguindo a rota do Cariri Paraibano, o Lajedo do Pai Mateus surge como uma paisagem única e com formações rochosas peculiares. O local fica a 20 quilômetros de Cabaceiras, uma pequena cidade apelidada carinhosamente de “Roliúde Nordestina”, por ter servido de cenário para mais de 40 filmes brasileiros. ![]() Clique para ampliar O Lajedo, uma imensa elevação rochosa com o topo plano, surpreende pelos seus dois quilômetros de extensão. Nele estão enormes pedras arredondadas formadas por granito que parecem ter sido colocadas uma por uma no solo, nos levando para outra dimensão. É um verdadeiro mar de "bolas de pedras" com características geológicas somente encontradas no Outback australiano, nas montanhas Erongo, na Namíbia e na região de Hoggar na Argélia.
Geólogos explicam que essa formação é datada em mais de 500 milhões de anos, ainda no período pré-cambriano. Rochas que se formaram a 70 quilômetros de profundidade começaram a sofrer um processo de desgaste. A ação do sol, do vento e da chuva continua lapidando o Lajedo e resulta na belíssima paisagem que conta com mais de 100 pedras. ![]() Clique para ampliar Antigamente, o Lajedo do Pai Mateus era explorado apenas para fins de extração de rocha ornamental, porém a atividade foi suplantada pelo apelo ecológico da região, que estabeleceu ali o geoturismo. ![]() Clique para ampliar No topo do Lajedo só é possível ouvir o barulho do vento e mais nada. Conta a lenda, que um ermitão chamado Pai Mateus viveu em uma das pedras que serviu a ele como uma gruta no século XVIII. Daí o nome do local, Lajedo do Pai Mateus. Outra formação marcante é a pedra do capacete, que por seu formato evidente serve como cartão postal do local. O sol forte por quase 365 dias por ano dá ao local um tom de magia. Durante o pôr do sol, a cor cinza do granito se confunde com o alaranjado do céu, tornando a paisagem ainda mais exuberante.
![]() Clique para ampliar As grandes pedras estão sobrepostas exatamente como os produtores fazem com os sacos de algodão. A origem desta formação é a mesma: com o passar dos séculos, as pedras foram esculpidas pela natureza e estão perfeitamente equilibradas. Maria Clara Machado e Rogério Leite, especial para o Apolo11
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown -