Procure no Apolo11
Segunda-feira, 2 nov 2009 - 08h39

Notícia de Marte: Robô Spirit é vítima de novo surto de amnésia

As coisas não andam muito boas para o jipe-robô Spirit. Além de estar com uma das rodas atolada em uma planície marciana desde abril deste ano, o veículo de exploração teve agora um novo surto de amnésia que o está impedindo de armazenar na memória as atividades feitas durante o dia.


Clique para ampliar

Esse é o quinto evento de "esquecimento" que o robô experimenta esse ano e de acordo com os engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL, pode atrasar as tentativas de retirar o jipe do local em que está atolado, uma vez que a função de armazenar os dados de tarefas realizadas pode não funcionar corretamente.

A memória flash usada pelo Spirit é muito similar àquelas que são usadas nos pendrives modernos e é empregada para armazenar as informações relevantes durante os períodos em que o jipe entra no modo de conservação de energia.

Continua após a publicidade


Os dados enviados à Terra entre os dias 24 e 27 de outubro indicavam que nesse período o computador não conseguiu gravar as informações na memória flash e que as informações estavam sendo transferidas diretamente da memória volátil, usada para as comunicações com o JPL quando o robô não está no modo de conservação de energia.

"Não temos qualquer informação sobre o que está provocando esses períodos de amnésia", disse John Callas, diretor do programa para jipes-exploradores em Marte. "Se o problema se tornar frequente e aleatório vamos precisar de uma estratégia alternativa para não precisarmos depender da memória flash. Poderemos somente trabalhar com os dados do dia e qualquer informação não enviada do dia anterior será perdida. No entanto, o volume de dados será o mesmo", disse Callas.


Tentativa de Remoção
Nesta semana, uma comissão independente de peritos em robótica vai rever os planos que a equipe do JPL tem para tentar livrar o robô do local em que está preso, uma planície chamada Troia


Clique para ampliar

Para recriar o ambiente marciano os pesquisadores do JPL alocaram um espaço na Universidade da Califórnia e ali montaram o mesmo cenário onde está preso o jipe-explorador. Os engenheiros construíram uma espécie de caixa de areia com a mesma inclinação, textura e topografia da região, localizada a oeste do platô Home Plate. O papel do Jipe-explorador está sendo desempenhado por uma réplica idêntica a que está em operação no Planeta Vermelho.



Foto: No topo, cena registrada pela câmera panorâmica do jipe-robô Spirit mostra parte da região de Troia, localizada a oeste de Home Plate, onde o robô está atolado desde abril de 2009. Ao fundo se ergue o Monte Husband enquanto no solo o destaque fica para as marcas deixadas pelas rodas do explorador. A areia clara e brilhante ao centro é parte do solo em que o Spirit está atolado e sua composição é alvo de intensa investigação por parte dos instrumentos do explorador. Acima, engenheiros do JPL tentam encontrar formas de livrar o jipe-explorador da areia fofa de Troia. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Cornell University.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -