Segunda-feira, 17 out 2005 - 07h12
Nova tempestade Wilma avança em direção ao golfo do México.
O Centro Nacional de Furacões dos EUA, NHC, informou na manhã desta segunda-feira que a vigésima-quarta depressão tropical, formada no sábado ao leste da Jamaica ganhou força e se transformou em tempestade tropical.
Batizada como Wilma, é a 21º tempestade a receber nome. Essa é a primeira vez que se utiliza detodos os nomes designados para uma única temporada desde 1933, quando se passou a dar nomes às tempestades. Wilma promete ser o centro das atenções nos próximos dias. Formada sábado no mar do Caribe, Wilma deve se transformar em furacão e atingir o canal de Yucatan, na entrada do golfo do México, até quinta-feira. O governo mexicano já monitora de perto o progresso da tempestade, já que em seu caminho se localiza diversas cidades turísticas na península de Yucatan (gráfico abaixo). Avisos de furacão já estão em vigor para as ilhas Caymã.
![]() Em seu boletim número 7, emitido às 06h00 (Hora de Brasília) o NHC dava conta de que o olho de Wima se localizava sobre as coordenadas 7.2 N e 79.7 W, ou aproximadamente a 280 km a sudeste da ilha Grande Cayman. Wilma move a 6 km/h em sentido sudoeste e um ligeiro giro em direção oeste é esperado para as próximas 24 horas. No entanto, devido às fracas correntes de vento da região, movimentos erráticos podem ocorrer. Imagens de satélite indicam que os ventos máximos ventos sustentados estão próximos à 65 km/h com violentas rajadas e um aumento nesta intensidade está previsto para as próximas 24 horas. A pressão barométrica é da ordem de 1000 hPa (hectoPascal).
Veja abaixo como se forma um furacão
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A crueldade é um dos prazeres mais antigos da espécie humana" - Nietzsche -