Sábado, 1 set 2007 - 16h14
Poucos dias depois de sentir a violência do furacão Dean, os habitantes de alguns países caribenhos já começam a se preparar para um novo furacão que deverá se formar nas próximas 24 horas. Trata-se de Félix, uma tempestade tropical que está ganhando força ao norte da Venezuela e que de acordo com modelos de previsão, deve se dirigir novamente à região de Yacatán.
Na segunda quinzena de agosto a mesma região recebeu o violento impacto de Dean, um poderoso sistema de categoria 5. De acordo com cientistas especializados em tempestades severas, Dean foi o terceiro furacão mais intenso de toda a história do Atlântico Norte. Imagens de satélite da região norte da Venezuela mostram que o centro da tempestade Félix se localiza sobre as coordenadas 12.5 N e 64.5 W, aproximadamente a 680 km a sul-sudeste de San Juan, em Porto Rico e 865 km a sudeste de Santo Domingo, na República Dominicana.
Félix se move em sentido oeste a 30 km/h e deve manter esse movimento nas próximas 24 horas. Mantendo esses parâmetros, o centro da tormenta deve passar muito próximo ao norte das ilhas Aruba, Curaçao e Bonaire entre essa noite de sábado e manhã de domingo. Dados de um radiômetro de freqüência variável a bordo de um avião caça-furacão norte-americano indicaram que os ventos sustentados por Félix alcançam 110 km/h. Segundo o modelo de previsão, Félix deve se tornar furacão nas próximas horas. Ventos com intensidade de tempestade tropical já são registrados a mais de 160 km desde o centro da tempestade, enquanto a pressão medida em seu centro já atinge 99.9 kPa. Leia também: LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A vida é muito bonita quando contada ou lida em livros, mas tem um incoveniente: é preciso vivê-la" - Jean Anouihl -