Procure no Apolo11
Segunda-feira, 18 dez 2006 - 06h23

Nova tempestade volta a ameaçar as Filipinas

Depois de sofrer pesadamente com a passagem de quatro tufões nos últimos quatro meses, as Filipinas se preparam novamente para enfrentar outra tempestade. De acordo com o JTWC, Centro Conjunto de Alertas de Tufões, a depressão tropical Trami, formada há dois dias, pode impactar novamente a região norte do arquipélago.

Segundo dados recebidos nesta manhã, o sistema de baixa pressão se localiza sobre as coordenadas 16.3N e 134.8E, ou aproximadamente a 1400 quilômetros a sudeste de Naha em Okinawa e a 1700 km ao leste de Luzon, nas Filipinas.

O modelo numérico de previsão, visto abaixo, gerado em supercomputadores mostra que a tempestade deve se situar entre o norte das Filipnas e o sul de Taiwan já na quarta-feira, mas ainda não existe confirmação se Trami deverá atingir a condição de tufão, com ventos de 120 km/h

Continua após a publicidade


A região ao leste de Luzon ainda tenta se recuperar dos pesados danos causados em novembro, quando a passagem do tufão Durian deixou um rastro de mais de 1000 mortos e centenas de desaparecidos, a maior parte em desmoronamentos na província de Albay.

Na ocasião, Durian seguiu o mesmo caminho que os tufões Xangsane, Cimaron e Chebi, que também castigaram violentamente o arquipélago filipino. Ao atingir a região com pesadas tempestades e ventos intensos de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, Durian causou o desmoronamento de parte das encostas do monte Mayon, um vulcão de quase 3 mil metros de altura e que entrou em erupção a menos de 3 meses.

Outro tufão, "Utor", atingiu as ilhas com ventos de 120 km/h, e causou a morte de 30 pessoas e o cancelamento da 22ª Cúpula de Nações do Sudeste Asiático (Asean) na cidade de Cebu, após arrasar na semana passada as ilhas Visayas, no centro do país.

A cada ano pelo menos 20 tufões e ciclones tropicais atingem as Filipinas. A estação de chuvas começa na terceira semana de maio e finaliza em outubro.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Quando você pára um ditador há sempre riscos. Mas o maior risco é não parar um ditador" - Margareth Thatcher -