Domingo, 10 mar 2013 - 11h41
Por Rogério Leite

Novas observações diminuem o risco de impacto contra Marte

Na medida em que novas observações são feitas, o desenho da elipse do cometa C/2013 A1 Siding Spring fica mais conhecido. Agora já são 183 observações, o que permitiu aos astrônomos fazerem cálculos mais precisos da passagem do cometa C/2013 A1 nas vizinhanças do Planeta Vermelho em outubro de 2014.

Cometa C/2013 A1 Siding Spring
Clique para ampliar

Os novos cálculos colocaram o cometa um pouco mais distante do planeta e de acordo com dados projetados pelo laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, o JPL, a distância nominal da aproximação passou de 54 mil quilômetros para 104 mil quilômetros. Com os novos dados o momento da aproximação máxima também foi recalculado para as 18h50 UTC do dia 19 de outubro de 2014, com um tempo de incerteza (margem de erro) de 57 minutos.

Apesar de os novos dados colocarem o cometa um pouco mais longe da superfície, o JPL ainda estima em zero km a distância mínima possível, o que significa que ainda há chances de impacto. No entanto, como a distância nominal aumentou com as novas observações, é possível que nos próximos dias já exista algum valor inicial.

Como as observações continuam a ser feitas, teremos muitas mudanças nestes valores e que colocarão o cometa mais perto ou mais longe da superfície de Marte. Como a distância de separação entre os dois objetos será muito pequena, até outubro de 2014 C/2013 A1 será um objeto muito estudado e comentado durante bastante tempo.

Leia também
Veja o que já foi publicado sobre o cometa C/2013 A1 Siding Spring



Foto: Cometa C/2013 A1 registrado pelo astrônomo Carl Hargenhother em 20 de janeiro de 2013. Créditos: Carl Hargenhother/Observatório do Vaticano, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Se os outros desistem da aposta todas as vezes que em que você tem uma boa mão, é porque está escondendo o jogo" - Curtis Jonhson