Terça-feira, 29 jan 2008 - 09h43

Novidade no espaço: escudo deverá proteger naves dos ventos solares

Os cientistas britânicos anunciaram a criação de um escudo que vai proteger as tripulações espaciais dos ventos solares. No futuro, a nova invenção poderá permitir os astronautas chegarem a Marte.

Os ventos solares são correntes de partículas altamente carregadas de energia, que viajam a uma velocidade superior à do som e seu impacto é extremamente alto.

Os pesquisadores criaram uma versão em pequena escala do vento solar para estudar como usar os escudos magnéticos e se protejer de seus efeitos. A física Ruth Bamford, do laboratório Rutherford Appleton, afirmou que busca indícios reais para criar um "buraco" no vento solar, que não seria afetado pelo bombardeio de partículas e onde estaria a nave espacial.

O grupo de cientistas se inspirou no campo magnético da Terra, que funciona como uma couraça protegendo o planeta dos ventos e radiações solares, permitindo assim a existência da vida humana.

O desafio de atravessar o vento solar ganha atenção especial, depois que 14 agências espaciais assinaram o plano internacional "The Global Exploration Strategy", para voltar à Lua e realizar no futuro viagens para outras áreas desconhecidas e remotas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Amargas são as lágrimas derramadas, mas ainda mais amargas são as que não se derramam" - Provérbio irlandês