Terça-feira, 29 jan 2008 - 09h43
Os cientistas britânicos anunciaram a criação de um escudo que vai proteger as tripulações espaciais dos ventos solares. No futuro, a nova invenção poderá permitir os astronautas chegarem a Marte.
Os ventos solares são correntes de partículas altamente carregadas de energia, que viajam a uma velocidade superior à do som e seu impacto é extremamente alto. Os pesquisadores criaram uma versão em pequena escala do vento solar para estudar como usar os escudos magnéticos e se protejer de seus efeitos. A física Ruth Bamford, do laboratório Rutherford Appleton, afirmou que busca indícios reais para criar um "buraco" no vento solar, que não seria afetado pelo bombardeio de partículas e onde estaria a nave espacial. O grupo de cientistas se inspirou no campo magnético da Terra, que funciona como uma couraça protegendo o planeta dos ventos e radiações solares, permitindo assim a existência da vida humana.
O desafio de atravessar o vento solar ganha atenção especial, depois que 14 agências espaciais assinaram o plano internacional "The Global Exploration Strategy", para voltar à Lua e realizar no futuro viagens para outras áreas desconhecidas e remotas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Todo indivíduo que aspira ao poder já vendeu a alma ao diabo" - Goethe -