Sexta-feira, 18 mai 2012 - 09h17

Novo foguete Falcon 9 parte sábado com destino à Estação Espacial

A empresa SpaceX de tecnologia espacial confirmou que o foguete Falcon 9 está pronto para ser disparado e levar a primeira espaçonave privada Dragon até a Estação Espacial. O lançamento ocorre neste sábado e será retransmitido ao vivo pelo ApoloChannel.

O plano inicial da missão será levar a cápsula Dragon em segurança até as proximidades da ISS, Estação Espacial Internacional e ali realizar uma série de manobras com o objetivo de verificar a capacidade e precisão da operação. Somente se estes testes forem bem sucedidos é que a nave será autorizada a se aproximar do complexo orbital para ser agarrada pelo braço robótico da Estação.

A SpaceX é uma empresa privada com sede na cidade de Hawthorne, na Califórnia e foi escolhida e patrocinada pela Nasa para desenvolver e gerenciar o provável substituto para os ônibus espaciais, retirados de operação em 2011. Todas as etapas envolvidas na missão, desde a construção dos foguetes e cápsulas até o lançamento e controle foram desenvolvidas pela própria empresa, que conta com assessoria total da Nasa.

Em 2010, a SpaceX realizou uma série de testes bem sucedidos com o foguete Falcon 9 e a cápsula Dragon e de acordo com os engenheiros, quando em operação a nave poderá transportar até 6 toneladas de materiais à ISS, além de mais quatro astronautas. Apostando nessa capacidade, em 2008 a Nasa assinou um contrato de 12 anos com a Space X, no valor total de US$ 1,6 bilhão.


Falcon 9
O Falcon 9 é um foguete de dois estágios e 54 metros de altura, alimentado por dez motores Merlin, nove deles no primeiro estágio. Após disparado, o primeiro estágio é capaz de fornecer ao engenho um empuxo de 510 toneladas durante 255 segundos. Alguns segundos depois da queima entra em operação o segundo estágio, fornecendo ao sistema mais 45 toneladas de empuxo durante 345 segundos. Todos os propulsores utilizam uma mistura de oxigênio líquido (LOX) e querosene refinada (RP-1).

A cápsula Dragon, de 4.200 quilos, segue no topo do Falcon 9 e está abastecida com equipamentos e suprimentos que deverão ser levados até a ISS.

Ao custo de US$ 45 milhões cada lançamento, até hoje a SpaceX só disparou dois foguetes Falcon 9, ambos com sucesso.

O lançamento do foguete Falcon 9 ocorrerá às 05h55 da manhã de sábado a partir da base de lançamentos de Cabo Canaveral, na Flórida e será transmitido ao vivo pelo ApoloChannel , que retransmite a Nasa-TV. Fique ligado.


Fotos: No topo, foguete Falcon 9 montado no campo de testes da SpaceX, na Califórnia. Acima, teste do foguete Falcon 9 em 8 de dezembro de 2010, a partir da plataforma de lançamentos de Cabo Canaveral, na Flórida. Créditos: SpaceX, Nasa, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Ler é entrar num continente que já foi percorrido por uma quantidade de pessoas antes, mas que continua virgem, de uma certa maneira" - José Saramago