Sexta-feira, 19 dez 2008 - 10h02
A agência espacial americana (Nasa) lançará um novo satélite que pretende mapear em detalhes a localização de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera terrestre.
O chamado Observatório Orbital de Carbono apontará áreas específicas na superfície do planeta onde o CO2 está sendo emitido e absorvido.
A emissão do CO2 a partir de atividades do homem é tida como o principal responsável pela mudanças climáticas, porém sua movimentação pela atmosfera ainda não foi totalmente compreendida pelos estudiosos. A Nasa busca respostas para muitas perguntas. “Onde o gás está entrando na atmosfera? Onde está sendo absorvido por plantas terrestres e pelos oceanos?”, são algumas delas. "Esta é a primeira aeronave da Nasa especificamente dedicada a mapear o dióxido de carbono. O objetivo da missão OCO é conseguir medidas tão precisas que poderão ser usadas para procurar 'fontes' e 'bacias' de CO2 na superfície", disse o principal pesquisador do projeto David Crisp. Hoje a Nasa já tem um aparelho para detectar CO2 em seu satélite Aqcua, mas ele apenas examina gases de efeito estufa a cinco ou dez quilômetros acima da superfície terrestre. O novo satélite está programado para ser lançado a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia no dia 23 de fevereiro de 2009. 2009 Outros países se arriscam na mesma missão. Será lançado no ano que vem um satélite japonês conhecido como Satélite de Observação de gases de Efeito Estufa (GOSAT, em inglês). A Europa estuda o lançamento de dois satélites de observação de carbono: o A-SCOPE, ou, Observação Espacial e de Carbono Avançada do Planeta Terra, além de uma missão chamada BIOMASS, prevista para 2016. Arte: Logotipo da missão OCO, do Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A medida que se depravam os costumes, multiplicam-se as leis" - Macróbio, século V -