Terça-feira, 04 nov 2008 - 10h32
Um novo sistema de alerta de tsunamis já está em operação entre o Oceano Índico e o Pacífico. O projeto que custou US$ 46 milhões começou a ser elaborado em 2005 por especialistas da Austrália.
O chamado Centro Australiano de Alerta de Tsunami vai fornecer, em conjunto com a Índia, um sistema de monitoramento regional para 29 países na costa do Oceano Índico. A Indonésia, uma das regiões mais atingidas pelo tsunami de dezembro de 2004, terá seu próprio mecanismo de alerta em funcionamento até o final do ano. O projeto australiano usa um sistema de alta tecnologia de bóias conectadas a sensores de pressão colocados no fundo do mar.
O novo sistema terá a capacidade de informar com precisão quais pontos da costa serão mais atingidos por uma eventual onda gigantesca. Além, de identificar a localização exata de um terremoto, sua profundidade e intensidade. "Há muito mais detalhamento. O sistema permite que não se alerte demais e garante que não se alerte de menos", afirmou Barry Drummond, do projeto Geoscience Austrália. Dados essenciais sobre o nível do mar e abalos sísmicos serão também enviados para países com ilhas vulneráveis no Pacífico e para o Japão.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"As composições de Bach são desprovidas de beleza, harmonia e claridade melódica" - Johann Adolf Scheibre - crítico musical em 1773 -