Procure no Apolo11
Sexta-feira, 29 fev 2008 - 08h46

Novos tremores voltam a atingir a cidade de Sobral, no Ceará

A cidade de Sobral, localizada na região norte do Ceará, sentiu novamente os efeitos provocados pelos tremores de terra que voltaram a ser registrados naquela localidade. Durante a madrugada, diversos tremores foram sentidos por populares, desta vez mais fortes e repetitivos que os abalos registrados no último dia 16 de fevereiro, assustando e causando muito medo entre os moradores de Sobral e de municípios vizinhos.

De acordo com dados recebidos pela Universidade Federal do Rio Grande do norte, UFRN, os eventos dessa noite tiveram início às 01h50 e se estenderam até aproximadamente às 05h00. Durante este período foram registrados pelo menos 81 abalos, um deles alcançando 4 graus na escala Richter.

De acordo com o internauta Ítalo Marcelo, os abalos mais fortes tiveram entre dois e três minutos de duração enquanto outros duraram poucos segundos. Outro colaborador, morador de Serra de Ibiapaba, também informou ter sentido dois tremores muito intensos naquela região.

Continua após a publicidade


Segundo informações prestadas pelo colaborador Eduardo Alexandre, técnico em Sismologia da UFRN, uma série de dados que foram registrados pela estação sismográfica SBBR já estão sendo transferidos para o laboratório sismológico da universidade, na cidade de Natal, e em breve informará o resultado das análises.


Abalos recentes
Abalos sísmicos não são incomuns na região norte do Ceará. Em 16 de fevereiro a cidade de Sobral havia sentido um tremor de terra de baixa intensidade, registrado às 22h59 próximo à região de Alcântaras. Segundo informações fornecidas pelo Laboratório Sismológico da UFRN, o evento atingiu 3.5 graus na escala Richter e foi sentido em um raio de 60 quilômetros do epicentro.

Colaboraram com esta matéria os internautas Lima Junior, Ítalo Marcelo, Pedro e Eduardo Alexandre, tecnico em Sismologia da UFRN.

Arte: No topo, região de Sobral observada através de imagens de satélites disponíveis pelo aplicativo SatMaps. O gráfico acima mostra o sismo de 3.5 graus como registrado pela estação sismográfica de Solanea, na Paraíba, no dia 16 de fevereiro de 2008. A estação é operada pela UFRN.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.


Segunda-feira, 17 jun 2024 - 11h10


Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimanta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda" - Cecília Meireles -