Sábado, 8 out 2005 - 13h18
Número de mortos no Paquistão já passa de 850
O número de mortos causado pelo terremoto de 7.6 graus Richter, ocorrido no Paquistão, não pára de crescer.
De acordo com fontes locais, o número de mortos já ultrapassa 850 e deve aumentar ainda mais conforme o trabalho de remoção continua. De acordo com o USGS, Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA, o tremor ocorreu às 06h50 local (00h50 Hora de Brasília) a uma profundidade de apenas 10 km, sob as coordenadas 34.43N e 73.54E, ou aproximadamente a 95 km a norte-noroeste da capital Islamabad, de 524 mil habitantes.
Conforme se move em sentido norte, a placa da índia é subduzida, ou seja, empurrada por baixo da placa eurasiana, que tende a subir. A junção onde isso ocorre é conhecida como "zona de subducção".
![]() Deslocando-se a 40 mm/ano, a placa indiana força constantemente as bordas da placa eurasiana, que ao subir, cria, naquela região, as mais altas montanhas da Terra, que incluem as cordilheiras do Himalaia, do Karakoram e do Hindo Kush. Essa pressão ocorre há milhões de anos, o que faz com que a altura daquelas montanhas, incluido o Everest,seja constantemente modificada.
![]()
![]() O gráfico acima mostra quanto tempo as ondas P levaram para alcançar diversos pontos da Terra, Considerandos-e um tempo de propagação de 4500 metros por segundo. A linha escura, mais grossa, indica a distância entre o epicentro e a região conhecida como zona de sombra , geralmente entre 103 e 140 graus. Dentro deste range as ondas-P não são se propagam e não podem ser detectadas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A origem da ação é a falta de fantasia; é a última saída para aqueles que não sabem sonhar." - Oscar Wilde -