Terça-feira, 18 jul 2006 - 06h39
O governo da Indonésia já conta mais de 300 mortos após o tsunami que atingiu a região da ilha de Java, na última segunda-feira.
De acordo com informações oficiais, mais de 115 pessoas continuam desaparecidas e pelo menos 35 mil estão desabrigadas. O gráfico acima mostra o tempo de propagação que as ondas sísmicas levaram para atingir diversos pontos da Terra.
A região mais atingida pelas ondas é a da cidade costeira de Pandandaran, onde 38 pessoas morreram. Ali as ondas chegaram a mais de 3 metros, segundo relatos de testemunhas. Casas e prédios foram destruídos. Em hotéis da região as pessoas fugiram para os andares superiores.
O terremoto ocorreu como resultado de um processo conhecido como "subducção de placas", onde a placa australiana desliza abaixo da placa de Sunda. Nesta região fronteiriça entre as placas, a placa autraliana se move em sentido norte-nordeste com relação à placa de Sunda, com velocidade de 59 milímetros por ano. Esta região entre as placas da austrália e placa de Sunda é altamente ativa sismicamente. Dados atuais mostram que este terremoto é similiar ao evento de 7.8 graus Richter de 2 de junho de 1994, que produziu ondas de 13 metros de altura e matou cerca de 200 pessoas. Naquela ocasião o epicentro se deu ao sul da ilha de Java, a 600 km a este-sudeste do evento da segunda-feira. Em 20 de agosto de 1977, um evento de 8.3 graus ocorreu dentro da placa australiana, a 1200 km a leste-sudeste do local do sismo de segunda-feira, e produziu um tsunami com ondas que atingiram 15 metros de altura e matou mais de 200 pessoas. Em 26 de maio de 2006 outro terremoto, de 6.3 graus Richter, ocorreu sobre a placa subduzida de Sunda e atingiu violentamente a região de Yogyakarta matando mais de 6 mil pessoas e deixando desabrigados mais de 200 mil habitantes. Em dezembro de 2004 o mega terremoto no oceâno Índico, de 9.3 graus Richter, provocou ondas gigantes que atingiram 12 países asiáticos e matou mais 250 mil pessoas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"As composições de Bach são desprovidas de beleza, harmonia e claridade melódica" - Johann Adolf Scheibre - crítico musical em 1773 -