Procure no Apolo11
Sexta-feira, 17 jun 2022 - 10h34
Por Rogério Leite

O Sol está salpicado de manchas, algumas com potencial explosivo

Há muitos anos o Sol não apresenta tantas manchas ao mesmo tempo. Além de representar uma atividade magnética cada vez maior, uma dessas regiões possui campo magnético bastante instável, com capacidade de explosões de raios-x de Classe M, que podem impactar diretamente a Terra.

Imagem do Sol registrada em 17 de junho de 2022 pelo satélite de Dinâmica Solar, SDO, da Nasa, mostra 9 grupos de manchas solares, com destaque para a Região Ativa AR3031.
Imagem do Sol registrada em 17 de junho de 2022 pelo satélite de Dinâmica Solar, SDO, da Nasa, mostra 9 grupos de manchas solares, com destaque para a Região Ativa AR3031.

Existem atualmente 9 grupos de manchas solares observáveis na face solar, algumas pequenas e outras nem tanto. Chama a atenção nestes grupos a Região Ativa AR3031, uma feição do tipo Beta-Gamma bastante instável e que pode gerar fortes flares solares nos próximos dias.

Grupos de manchas do tipo "beta-gama", como a AR3031, têm campo magnético bipolar, mas sua dinâmica é tão complexa que é impossível observar linhas de fluxo conectando duas manchas de polaridade oposta.

Normalmente, regiões ativas de grande tamanho e configuração Beta-Gama acabam por se desenvolver ao longo dos dias, tornando-se mais complexas e progredindo para configuração "Beta-Gama-Delta". Esse tipo de feição é responsável por fortes flares de raios-x que atingem facilmente a classe M ou X.

Acompanhe o desenvolvimento dessas regiões ativas em nossa página de monitoramento solar: https://www.apolo11.com/atividade_solar

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2022

"Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam" - Charles de Gaulle -