Procure no Apolo11
Sexta-feira, 14 jan 2005 - 09h11

O bebê está vivo !

Acompanhe também através da NASA-TV

14 jan 2005 - 09h11 Com essa exclamação um dos cientistas comemorou a chegada dos primeiros sinais de rádio enviados pela sonda Huygens, ao penetrar na alta-atmosfera de Titã, a mais misteriosa lua de Saturno, por volta das 08h00 (Hora de Brasília).

Os dados da sonda deverão começar a chegar à Terra às 13h13 (Hora de Brasília).

Detalhes técnicos
A sonda Huygens entrou na alta-atmosfera, ao redor de 1270 km de altitude, a uma velocidade de 22 mil km/h. Uma série de três paraquedas deve reduzir essa velocidade a 24 km/h. Os paraquedas e um isolamento especial deverão proteger a sonda da temperatura de 180 graus negativos e dos violentos ventos das correntes de ar, que chegam a 500 km/h.

Continua após a publicidade


Sensores checarão a velocidade do vento, pressão atmosférica e a condutividade do ar de Titã. Nuvens de metano e possíveis chuvas de hidrocarbono deverão ser analisadas pelo cromatógrafo a bordo da sonda. Um microfone deverá captar o som do atrito da atmosfera com a sonda.

Três câmeras rotativas farão imagens panorâmicas, em um total de 1100 fotos. Um radar-altímetro vai mapear a topografia do satélite e uma lâmpada especial irá iluminar o local de pouso do engenho, a fim de determinar a composição da superfície.

Engenheiros envolvidos no projeto não têm certeza se a sonda e seu conjunto de seis intrumentos muito sensíveis sobreviverão à descida.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -