Sexta-feira, 4 jul 2014 - 11h35
Por Rogério Leite

O céu da Copa: Lua encobre Marte e Saturno nos próximos dias

Embora as atenções continuem voltadas para os jogos da Copa do Mundo, os céus noturnos também reservam momentos bem emocionantes, entre eles as ocultações dos planetas Marte e Saturno pela Lua crescente. Vale a pena conferir!

Ocultação Lua Saturno jul 2014
Clique para ampliar


Ocultação de Marte - 05 de julho
Atualmente, Marte é um planeta muito fácil de se encontrar no céu, mas na noite de sábado ele poderá simplesmente sumir. É que em diversas localidades do Brasil ele será ocultado pela Lua, enquanto em outras a aproximação serão tão grande que ele parecerá colado em nosso satélite.

O espetáculo começa às 19 horas de sábado pelo horário de Brasília, quando a Lua e Marte poderão ser vistos lado a lado no céu. À medida que o tempo passa aumenta a aproximação entre os dois e próximo à meia-noite Marte será ofuscado pela área sombreada da Lua.

O fenômeno poderá ser visto totalmente na maior parte do território brasileiro, em especial os Estados do Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Amapá e Mato Grosso, além de algumas partes dos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Pará. Nestas localidades a visão será bastante privilegiada. Nas outras áreas do país o evento será parcial, com Marte tirando uma casquinha da Lua ou emergindo em sua na sombra.

O mapa abaixo ajuda a entender onde o fenômenos será melhor observado.

Mapa da Ocultação Lua Saturno jul 2014
Clique para ampliar


Ocultação de Saturno - 07/08 de julho
Além do Planeta Vermelho, Saturno também nos brindará com seu majestoso espetáculo. Isso acontecerá na noite de segunda para terça-feira, quando o gigantesco Senhor dos Anéis será ofuscado pela Lua durante a madrugada.


O evento começa já na noite de segunda-feira, durante os momentos que antecedem a ocultação, mas somente em dois estados da Região Sul do Brasil o fenômeno poderá ser visto por completo. Em Porto Alegre a ocultação ocorrerá as 00h25 e em Santa Catarina às 00h38.

em São Paulo e demais estados o evento poderá ser observado assim que anoitecer. É só encontrar a Lua e ver Saturno ao seu lado, cada vez mais perto à medida que o tempo passa.

Bons céus!


Artes: no topo, simulação da aproximação entre a Lua e Saturno em 8 de julho de 2014, vista de São Paulo próximo a zero hora. Na sequencia, mapa mostra os horários da aproximação entre a Lua e Marte, em 5 de julho. Créditos: Marcos Calil, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Dizer a verdade é tão difícil quanto ocultá-la" - Baltasar Gracin