Procure no Apolo11
Quinta-feira, 12 mar 2009 - 06h44

O desmatamento sem volta no Brasil

Cerca de 14% do cerrado brasileiro poderá sumir até 2050 caso o desmatamento continue no ritmo atual. A conclusão foi de um estudo realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em conjunto com a Universidade Federal de Minas Gerais, que prevê uma redução de 40 mil quilômetros quadrados da área por década.

Em 40 anos, será quase um milhão de quilômetros quadrados devastados. O que representa a metade do Estado de Goiás ou dez vezes a área do Distrito Federal.

Continua após a publicidade


O levantamento teve como base imagens de satélites onde foi constatada uma expansão da fronteira agrícola no cerrado em direção às Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Os Estados que se destacaram foram Bahia, Piauí e Maranhão, onde o plantio da soja é crescente.

O cerrado cobre dez Estados brasileiros e o Distrito Federal. É o segundo maior bioma no país, perdendo só para a Amazônia. Sua devastação traz consequências diretas ao solo, a biodiversidade e aos recursos hídricos, já que em áreas do cerrado estão as nascentes de importantes rios da bacia Amazônica e do São Francisco, por exemplo.

Uma outra constatação lamentável foi divulgada recentemente por cientistas do Museu Paraense Emílio Goeldi, que fica no nordeste do Pará. Muito pouco do que é devastado na Amazônia conseguirá ser recuperado.

Estudos revelam que mesmo após 40 anos em repouso, só 35% das espécies arbóreas das florestas secundárias conseguem ser recuperadas. Essas florestas podem até se transformar em florestas maduras, mas dificilmente vão recuperar a diversidade original.

Em sete anos, a área devastada de florestas secundárias na Amazônia equivale a todo território de mata dos Estados de Pernambuco e Alagoas. Um outro agravante é o tempo de regeneração dessas florestas. Elas sobrevivem em média 5 anos, após serem cortadas e queimadas novamente.

Arte: Mapa mostra a região do Cerrado brasileiro, contornado em amarelo. Segundo o estudo cerca de 14% do cerrado brasileiro poderá sumir até 2050 caso o desmatamento continue no ritmo atual. Crédito: Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -