Segunda-feira, 30 jun 2014 - 10h58
Por Rogério Leite

Objeto muito luminoso intriga as pessoas que acordam cedo

É praticamente impossível não ver. Quem acorda cedo já reparou. Todos os dias, uma estrela super brilhante teima em permanecer no céu mesmo com o dia claro, atiçando a imaginação das pessoas que olham para cima. Afinal, que ponto luminoso é esse nas primeiras horas da manhã?

Carta Celeste do Planeta Venus em 30 de junho de 2014
Clique para ampliar

Nos últimos dias, o Apolo11 recebeu diversos emails questionando sobre o que seria o insistente ponto luminoso que domina o céu nas primeiras horas da manhã. Muitos querem saber se é um satélite, uma estrela ou um planeta do sistema Solar. Alguns até afirmam ser o hipotético planeta Nibiru, que finalmente se revelou.

De fato, por ser muito brilhante é praticamente impossível não enxergar esse ponto luminoso. É só olhar para o céu. Ele fica bem visível por mais de uma hora depois do nascer do Sol.

Para aqueles que estão curiosos, aí vai a resposta. Trata-se do planeta Vênus, cuja observação está bastante favorecida nos últimos dias.

Atualmente, Vênus se localiza a 207 milhões de quilômetros da Terra e apesar da distância, brilha intensamente na magnitude -3.3. Seu disco está 83% iluminado pelo Sol e a cada dia fica mais refletivo. Isso significa que o planeta vai ficar ainda mais brilhante nos próximos dias!

Planeta Venus em 30 de junho de 2014
Clique para ampliar


Se você ainda não o viu, não tem segredo. Basta olhar para o quadrante nordeste, um pouco à direita da posição em que nasce o Sol. Vênus nasce a partir das 5 horas da manhã e é o objeto mais brilhante do céu noturno. Não tem como não acha-lo. À sua esquerda, na posição 11 horas, as Plêiades são outro espetáculo à parte.

Vênus estará visível até as 7 ou 8 horas. Se pela manhã o céu estiver bem azul, experimente usar um filtro vermelho para observa-lo. Esse é um "truque" usado pelos astrônomos e astrofotógrafos, já que o filtro vermelho escurece o azul do céu, destacando o brilho do planeta. Para experimentar, até celofane de papelaria pode ser usado.

Bons céus!



Artes: no topo, imagem simulada mostra a aparência do disco venusiano em 30 de junho de 2014. Acima, carta celeste mostra a posição do planeta as 05h38 da manhã. Créditos: Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy