Sexta-feira, 31 ago 2018 - 10h33
Por Rogério Leite

Olhe para o céu: Vênus e Spica estão em conjunção celeste!

Muita gente já reparou nos dois pontos muito brilhantes no céu noturno. Trata-se da conjunção entre o planeta Vênus e Spica, a estrela mais brilhante da constelação de Virgem.

Conjuncao Venus e Spica registrada em Vila Mariana, Sao Paulo
Conjunção Vênus e Spica registrada em Vila Mariana, São Paulo

Embora estejam visualmente muito próximos, essa é apenas uma impressão visual. Vênus está a 84.5 milhões de quilômetros da Terra, enquanto Spica está a 260 anos-luz de distância, ou 2.45 quatrilhões de quilômetros, lembrando que 1 ano-luz é a distância percorrida pela luz em 1 ano.

Spica é a décima quinta estrela mais brilhante do céu noturno e a mais brilhante da constelação de Virgem. Embora aparente ser um ponto bem definido no céu, trata-se de um sistema binário em que duas estrelas rotacionam entre si. Devido à distância angular ser muito pequena, não é possível ver as duas estrelas separadamente, embora a maior delas seja dez vezes maior que o Sol!

Vênus, por sua vez, também parece um ponto bem definido e muito brilhante, mas assim como a Lua, apresenta fases. Atualmente, seu disco está 40% iluminado, uma espécie de quarto crescente, praticamente impossível de ser distinguido a olho nu. Entretanto, com um bom binóculo é possível perceber claramente sua aparência.


É isso aí. Agora que você já sabe o que são os dois pontos brilhantes no céu noturno, chame a família, os amigos e o cachorro e mostre a eles a beleza do céu noturno. Lembre todos eles que ainda existe vida além do WhatsApp!

Bons céus!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel