Sexta-feira, 30 jan 2009 - 13h02
A onda de calor que vem atingindo o sul da Austrália é um sinal das mudanças climáticas globais, afirmou nesta quinta-feira o ministro da Mudança Climática, Penny Wongo.
O Departamento de Meteorologia prevê seis dias consecutivos com termômetros acima dos 40ºC. É a maior onda de calor em 100 anos na região.
Os cientistas já tinham dado o alerta. "Os onze anos mais quentes da nossa história ocorreram nos últimos 12, e também notamos, particularmente no sul da Austrália, que estamos tendo menos chuvas", disse Wong. Mais de 10 mil residências no sul do país estão sem energia elétrica devido a problemas causados pelo calor na rede elétrica. Em Melbourne, milhares de pessoas foram afetadas pelo cancelamento de serviços ferroviários. O país também enfrenta problemas com a seca. Pequenos focos de incêndio atingem os Estados da Austrália do Sul e Vitória, e todos os parques nacionais foram fechados. O forte calor aumenta o risco de fogo e as autoridades já proibiram as fogueiras no sul da Austrália.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Se pudesse receber de volta a taxa de inscrição, eu pediria demissão da raça humana" - Red Allen - comediante -