Sexta-feira, 17 jul 2009 - 09h44
Engenheiros da agência espacial americana continuam analisando as imagens registradas durante o lançamento do ônibus espacial Endeavour na última quarta-feira e que mostram pedaços da espuma do tanque de revestimento externo se chocando contra as placas de proteção térmica da nave.
As observações iniciais indicam que não ocorreram danos expressivos que possam comprometer a missão e o retorno dos astronautas à Terra, mas o laudo definitivo só será concluído após a análise das imagens feitas ontem com auxílio do braço robótico, que durante cinco horas varreu a estrutura da Endeavour em busca de algum dano. O objetivo principal da missão STS-127 será a finalização da montagem do laboratório japonês Kibo, onde serão anexadas duas novas plataformas externas. Uma dessas plataformas será permanente e servirá como uma espécie de pórtico para experimentos que requerem exposição direta ao espaço, a outra é um experimento de contêiner de armazenamento, que será removido e retornará com o ônibus no final da missão. Durante a missão, o braço robótico do módulo Kibo transferirá três experimentos do contêiner para a plataforma.
Alem dos experimentos, a Endeavour entregará na Estação Espacial o astronauta americano Tim Kopra, que substituirá o nipônico Koichi Wakata, que retornará à Terra. O tempo total de missão STS-127 é de 16 dias e durante esse tempo serão executados cinco atividades extraveiculares ou EVAs. O retorno à Terra está previsto para o dia 31 de julho, às 11h45 pelo horário de Brasília.
22/jul - Quarta-feira/11h58 24/jul - Sexta-feira/10h58 27/jul - Segunda-feira - 09h28 28/jul - Terça-feira - 14h19 29/jul - Quarta-feira - 08h11 31/jul - Sexta-feira/10h43 31/jul - Sexta-feira/11h45
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Lágrimas de mulher: a mais poderosa força hidromotriz do mundo" - Alberto Frattini -