Procure no Apolo11
Segunda-feira, 5 abr 2010 - 09h36

Ônibus espacial Discovery parte em nova missão à Estação Espacial

Ônibus espacial Discovery parte em nova missão à Estação Espacial

O ônibus espacial Discovery partiu com sucesso do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, rumo à Estação Espacial Internacional. A ignição dos foguetes de combustível sólido ocorreu exatamente às 07h21 pelo horário de Brasília desta segunda-feira, instantes antes do Sol surgir no horizonte próximo à base de lançamento. Oito minutos depois a nave já estava em órbita.

Lançamento Discovery STS-131

Batizada de STS-131, a missão é composta de sete astronautas que deverão permanecer no espaço por 13 dias.

Continua após a publicidade


Liderada pelo veterano comandante Alan Poindexter e pilotada pelo estreante coronel James P. Dutton, a nave Discovery deverá atracar na estação Espacial Internacional na próxima quarta-feira, dia 7, onde entregará mais de 8 toneladas de equipamentos científicos e de suprimentos.

Além de Poindexter e James Dutton, a missão conta ainda com os especialistas de missão Rick Mastracchio, Stephanie Wilson, Dorothy Metcalf-Lindenburger, Naoko Yamazaki e Clayton Anderson.

Astronauta Stephanie WilsonEssa é a primeira vez que quatro mulheres estarão juntas no espaço. Stephanie Wilson, Dorothy Metcalf-Lindenburger e Naoko Yamazaki se juntarão à Tracy Caldwell Dyson, que está a bordo da Estação Espacial Internacional desde o último domingo, dia 4 de abril, levada a bordo por uma nave russa do tipo Soyuz.


No espaço

Durante a estadia os astronautas realizarão três passeios espaciais, totalizando mais 100 horas combinadas de trabalho, dedicadas principalmente à transferência de material entre o módulo logístico Leonardo, acoplado à ISS e o deck central de cargas da Discovery.

Entre as principais tarefas da missão STS-131 está a instalação de um novo tanque de amônia no andaime S1. O equipamento é usado no sistema de refrigeração da ISS e será colocado no lugar do tanque atual, que será transferido para módulo LMPESSC (Lightweight Multi-Purpose Experiment Support Structure Carrier). Além disso, os astronautas instalarão um novo equipamento de exercícios, um rack de pesquisa para a cúpula panorâmica instalada na última missão e um freezer-laboratório para experimentos no espaço, além de mais cinco racks auxiliares de pesquisa.


Principais eventos - Hora de Brasília
Veja abaixo os principais eventos da missão STS-131. Toda a operação será transmitida ao vivo pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV. Durante as transmissões estará disponível um chat onde os usuários poderão acompanhar a missão em grupo. Assista o Apolochannel

7 de abril (10h44) - Acoplamento ISS/Discovery

EVA 1 - (sexta-feira, 08h41)
No quinto dia de voo a tripulação usará o braço robótico para remover o tanque de amônia do compartimento de carga do Discovery, que será armazenado temporariamente na estação. A amônia é usada para transferir o excesso de calor do interior da estação até os radiadores localizados na parte externa. Em seguida os astronautas Rick Mastracchio e Clayton Anderson coletarão um experimento com sementes desenvolvido no lado externo do módulo japonês Kibo.

A dupla também irá substituir um giroscópio danificado que faz parte do sistema de navegação da Estação e por último trabalharão na treliça externa, onde irão preparar um conjunto de seis baterias que serão removidas na próxima missão STS-132, prevista para maio.

EVA 2 - (Domingo, 09h16)
No sétimo dia de voo os astronautas removerão o reservatório de amoníaco vazio da treliça S5, armazenando-o no módulo LMPESSC. Em seguida instalarão o novo tanque em outra parte da estrutura da estação, até que seja instalado na terceira caminhada espacial. Além disso, Anderson e Mastracchio irão resgatar os restos da câmara de compressão Quest, que serão trazidos à Terra.

EVA 3 - (terça-feira, 10h11)
Com auxílio do braço robótico os astronautas Anderson e Mastracchio moverão o velho tanque de amônia até o compartimento de cargas da Discovery e em seguida instalarão o novo tanque na treliça S5. Na sequência a dupla inicia os trabalhos no braço robótico Dextre, instalando uma nova placa de componentes e mais uma luz para a câmera externa. Por último, removerão a cobertura térmica de Dextre e substituirão uma lâmpada queimada na treliça do braço robótico.

17 de abril (09h52) - Desacoplamento ISS/Discovery

19 de abril (08h51) - Processo de-orbital

19 de abril (09h53) - Pouso no Centro Espacial Kennedy



Fotos: No topo, lançamento do ônibus espacial Discovery rumo à ISS, em 05 de abril de 2010. Na sequência, vídeo mostra o lançamento, ocorrido às 07h21 pelo horário de Brasília. Acima, a veterana astronauta Stephanie Wilson, uma das três astronautas a bordo da nave. Wilson tem 43 anos de idade. É bacharel em ciências pela Universidade de Harvard e mestre em ciências espaciais pela Universidade do Texas. Créditos: Nasa/Youtube

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Quando você pára um ditador há sempre riscos. Mas o maior risco é não parar um ditador" - Margareth Thatcher -