Segunda-feira, 5 abr 2010 - 09h36
Ônibus espacial Discovery parte em nova missão à Estação Espacial
Ônibus espacial Discovery parte em nova missão à Estação Espacial
O ônibus espacial Discovery partiu com sucesso do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, rumo à Estação Espacial Internacional. A ignição dos foguetes de combustível sólido ocorreu exatamente às 07h21 pelo horário de Brasília desta segunda-feira, instantes antes do Sol surgir no horizonte próximo à base de lançamento. Oito minutos depois a nave já estava em órbita. ![]() Batizada de STS-131, a missão é composta de sete astronautas que deverão permanecer no espaço por 13 dias.
Liderada pelo veterano comandante Alan Poindexter e pilotada pelo estreante coronel James P. Dutton, a nave Discovery deverá atracar na estação Espacial Internacional na próxima quarta-feira, dia 7, onde entregará mais de 8 toneladas de equipamentos científicos e de suprimentos. Além de Poindexter e James Dutton, a missão conta ainda com os especialistas de missão Rick Mastracchio, Stephanie Wilson, Dorothy Metcalf-Lindenburger, Naoko Yamazaki e Clayton Anderson.
Durante a estadia os astronautas realizarão três passeios espaciais, totalizando mais 100 horas combinadas de trabalho, dedicadas principalmente à transferência de material entre o módulo logístico Leonardo, acoplado à ISS e o deck central de cargas da Discovery. Entre as principais tarefas da missão STS-131 está a instalação de um novo tanque de amônia no andaime S1. O equipamento é usado no sistema de refrigeração da ISS e será colocado no lugar do tanque atual, que será transferido para módulo LMPESSC (Lightweight Multi-Purpose Experiment Support Structure Carrier). Além disso, os astronautas instalarão um novo equipamento de exercícios, um rack de pesquisa para a cúpula panorâmica instalada na última missão e um freezer-laboratório para experimentos no espaço, além de mais cinco racks auxiliares de pesquisa.
A dupla também irá substituir um giroscópio danificado que faz parte do sistema de navegação da Estação e por último trabalharão na treliça externa, onde irão preparar um conjunto de seis baterias que serão removidas na próxima missão STS-132, prevista para maio.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, nada serei" - 1 Coríntios 13,1 -