Segunda-feira, 02 jun 2008 - 18h32

Ônibus espacial Discovery se acopla à ISS

O ônibus espacial Discovery se acoplou com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta segunda-feira, às 15h03, no horário de Brasília. A nave aportou na unidade Harmony da Estação Espacial, que serve como uma espécie de sala de espera.

A Nasa TV, retransmitida pelo Apolo11, mostrou a delicada aproximação realizada a 338 km acima do Pacífico Sul. Foi possível então, os astronautas da ISS tirarem fotos do escudo térmico do Discovery, em busca de eventuais danos provocados por pequenos pedaços de espuma isolante do tanque externo de combustível, que se soltaram durante o lançamento da nave no último sábado.

O Discovery, com cinco astronautas norte-americanos, um canadense e um japonês a bordo, leva o novo laboratório de pesquisa Kibo, da agência espacial do Japão.

A abertura das escotilhas ocorreu duas horas depois do acoplamento.

Durante a missão de 14 dias no total, serão realizadas três saídas orbitais de seis horas e meia cada uma, a cargo dos astronautas Michael Fossum e Ronald Garan.

Além da instalação do módulo principal do Kibo, os astronautas devem inspecionar o mecanismo de rotação danificado em um grupo de painéis solares da estação espacial e substituir um depósito de nitrogênio indispensável para o sistema de climatização interno.

A laboratório Kibo será o maior e o último laboratório orbital colocado na ISS.

A Estação Espacial Internacional, ou ISS, é um projeto do qual participam 16 nações e já consumiu aproximadamente US$ 100 bilhões e conta com componentes da Rússia, dos Estados Unidos, do Canadá e da União Européia.

Foto: Membros da tripulação da Discovery recebem as boas vindas do pessoal da ISS, logo após o acoplamento. Crédito: Nasa-TV

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy