Quinta-feira, 27 mar 2008 - 08h49

Ônibus espacial Endeavour pousa com sucesso em Cabo Canaveral

Após completar 16 dias no espaço e percorrer mais de 10 milhões de quilômetros em 250 órbitas ao redor da Terra, o ônibus espacial Endeavour tocou a pista de número 15 do Centro Espacial Kennedy às 21h39 pelo horário de Brasília, marcando o fim da missão STS-123 do cargueiro norte-americano.

Apesar de marcar o fim de mais uma missão bem sucedida da Nasa, para a agência espacial japonesa, JAXA, o evento marca também o início de uma nova etapa espacial para seus cientistas, já que uma das tarefas completadas com êxito pelos sete astronautas da missão, que incluía um nipônico, era anexar o primeiro módulo do laboratório japonês Kibo junto à ISS, a Estação Espacial Internacional.

"Estamos profundamente honrados com a contribuição do Sr. Doi à ISS", disse o vice-presidente da JAXA, Kaoru Mamiya, se referindo aos trabalhos no espaço do astronauta japonês e especialista de missão, Takao Doi. "Este é o primeiro passo para a construção de nosso laboratório Kibo e esperamos que na próxima missão o módulo principal já seja anexado à estação", completou.

Se Kaoru Mamiya estava orgulhoso pelo trabalho feito pelo astronauta japonês, Mike Leinbach, diretor de lançamentos dos ônibus espaciais da Nasa também não poupava elogios aos seus astronautas. "Eles terão muito tempo para refletir sobre o fantástico trabalho que fizeram. Todos estão felizes por estarem de volta e orgulhosos pelo sucesso da missão", disse Leinbach.

Os sete astronautas da missão STS-123 partiram de Cabo Canaveral no dia 11 de março e desembarcaram na ISS no dia 12. Ali entregaram e montaram a seção pressurizada do Módulo Logístico Japonês, JLP, o primeiro componente pressurizado do laboratório japonês Kibo. A equipe também montou anexou ao módulo americano Harmony o elemento final do Sistema de Serviços Móveis, o braço robótico canadense Dextre.

Além das tarefas espaciais, a missão STS-123 levou à ISS o engenheiro de vôo Garrett Reisman, que trocou de lugar com o astronauta europeu Léopold Eyharts, que retornou à Terra junto à tripulação do Endeavour, após quase 50 dias a bordo da ISS.

A missão STS-123 foi a 122ª missão de um ônibus espacial e a 25ª a participar da montagem da ISS. A próxima missão, STS-124, deverá ir ao espaço no mês de maio.

Fotos: No topo, vídeo mostra o pouso do ônibus espacial Endeavour, na noite de 26 de março. Acima, braço robótico Dextre anexado à seção norte-americana Harmony. Créditos: Nasa/YouTube.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe