Domingo, 22 mai 2016 - 11h51
Por Rogério Leite

Oposição: hoje à noite Marte estará bem grande no Céu!

Depois de uma longa jornada de espera, finalmente chegou o grande dia que os astrônomos profissionais e amadores tanto esperavam. Exatamente às 22h20 desse domingo, Marte estará a apenas 76 milhões de quilômetros da Terra, a menor distância entre os dois planetas desde novembro de 2005.

Marte em Oposicao
Clique para ampliar

Apesar de a distância entre Terra e Marte ficar muito pequena esta noite, esta não será a menor possível. As aproximações máximas são registradas quando o Planeta Vermelho se encontra ao mesmo tempo em oposição e também no periélio. Essa coincidência acontece a cada 79 anos e as últimas ocorreram em 1924 e em 2003. A próxima, só em 2082.

O planeta
Marte é um pouco maior que a metade da terra e para dar uma volta ao redor do Sol leva 687 dias, um pouco menos que dois anos terrestres. Para completar essa volta, o planeta vermelho percorre 9.55 UA (unidades Astronômicas), o equivalente a 1.43 bilhões de quilômetros.

Marte tem um dia com período parecido com o da Terra e completa uma revolução ao redor do próprio eixo em 24 horas e 37 minutos. Sua temperatura varia entre -140 e 20 graus Celsius. A atmosfera marciana é composta de 95% de CO2.

Vendo Marte
Neste domingo, a distância até Marte será tão pequena que ele será o objeto mais luminoso do céu noturno, depois da Lua. De acordo com os cálculos, Marte brilhará na magnitude negativa de 1.84.

Encontrar Marte no céu será como uma brincadeira de criança. Para isso, guie-se pela carta mostrada no início do artigo. Marte estará brilhando muito forte ao acima da Lua, com Saturno e a estrela Antares, o Coração do Escorpião, completando a cena.

Um telescópio de boa qualidade apontando para ele poderá revelar alguns detalhes interessantes, entre eles a calota polar, constituída de gás carbônico congelado e que é bastante reflexiva.

Bons céus!

Encontre Marte no Céu

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron