Procure no Apolo11
Segunda-feira, 09 mar 2009 - 09h41

Os modelos climáticos estão supervalorizados?

O aquecimento global não é mais questionável. As altas temperaturas no planeta e suas consequências são evidentes. Mas será que os modelos climáticos não estão supervalorizados? As previsões estão exageradas?

O assunto é polêmico e vem gerando muitas discussões entre cientistas, especialistas e os céticos do aquecimento global.

Continua após a publicidade


"A atividade humana está realmente alterando o clima global, mas nós temos que parar de agir como se soubéssemos os detalhes de como isto está acontecendo", questiona o físico Lenny Smith, professor de estatística na London School of Economics e na Universidade of Oxford, ambas na Inglaterra.

Para o professor estamos dando mais certezas aos modelos de clima do que eles podem realmente garantir. Em outras palavras, a precisão dos modelos é questionável.

"O fundamental é que os modelos nos ajudam a entender parte do sistema climático, mas isto não significa que eles possam prever os detalhes," disse Smith à revista New Scientist.

O professor chama a atenção para os erros que existem nos modelos climáticos e nas previsões incorretas. Mas Smith ressalta a importância de discutir os limites das mudanças climáticas e sempre questioná-los. A sociedade deverá ter a capacidade de responder às alterações do clima.

Para a grande maioria dos cientistas que acredita que o aquecimento global tem origem na ação do homem, o físico levanta mais uma dúvida: "quando alguém vai muito longe na interpretação dos resultados dos modelos, ele nem sempre passa por uma avaliação adequada", conclui Smith.

Foto: Para o professor Lenny Smith estamos dando mais certezas aos modelos de clima do que eles podem realmente garantir.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -