Quinta-feira, 9 mai 2019 - 09h24
Por Rogério Leite

Pasmem! Há duas manchas visíveis na superfície do Sol

Após um longo período de inatividade, a fotosfera solar começa a apresentar algum sinal de mudança, revelada pelo surgimento de duas manchas simultâneas no hemisfério norte da estrela.

Manchas solares AR2740 e AR2741, observadas na fotosfera solar em 08 de maio de 2019
Manchas solares AR2740 e AR2741, observadas na fotosfera solar em 08 de maio de 2019

As manchas surgiram há cerca de dois dias e uma delas já está faceada em direção á Terra.

A mancha menor, nomeada AR2741, cobre 269 milionésimos do disco solar (cerca de 800 milhões de quilômetros quadrados) e tem característica magnética unipolar, do tipo Alpha.

A segunda mancha, batizada AR2740, cobre 307 milionésimos do disco solar, aproximadamente 933 milhões de quilômetros quadrados. Além de maior, a AR2740 também tem característica magnéticas diferentes, do tipo Beta. Esse tipo de mancha possui campos magnéticos negativos e positivos, com uma simples e distinta divisão entre as polaridades.

Mancha do tipo Beta, como a AR2740, pode crescer de tamanho e ter sua característica magnética alterada, passando a Beta-Gama, na qual as polaridades são tão irregularmente distribuídas que é impossível classifica-las como um grupo bipolar.

Manchas Beta-Gama são bastante imprevisíveis e muitas vezes se rompem. Quando isso acontece, emitem fortes pulsos de raios-X seguidos de ejeções de manchas coronais que chegam atingir a Terra, causando perturbações geomagnéticas fortes.

É importante notar que as manchas solares são bastante instáveis e podem mudar de tamanho e característica magnética em questão de horas.

Para acompanhar o desenvolvimento das manchas acesse nossa página de atividade solar:

ATIVIDADE SOLAR


Nomenclatura das Manchas
Toda vez que um grupo de manchas solares (uma região ativa) é detectado lhe é atribuído um número sequencial. Essa numeração teve início em 5 de janeiro de 1972 e desde então a NOAA, Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, dos EUA, ficou responsável por essa função.

O nome do grupo de manchas é composto da inicial "AR", que significa Active Region, seguida de um bloco de quatro números. Em 14 de junho de 2002 a NOAA chegou ao número 10000 e para manter a compatibilidade com o padrão adotado, resolveu-se suprimir o quinto dígito. Assim, a mancha solar AR1967 é na realidade AR11967. Isso significa que desde 1972 já foram observadas quase 12 mil regiões ativas na superfície do Sol.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy