Quarta-feira, 5 out 2005 - 06h30
Passagem de Stan pela América Central deixa dezenas de mortos
O furacão Stan atingiu ontem o porto de Veracruz (foto), 295 km ao leste da Cidade do México, com ventos de até 130 km/h. Não há notícias de vítimas fatais na cidade mas várias pessoas foram arrastadas pelos ventos no Estado de Chiapas, no sul do país.
O furacão, que perdeu força ao chegar ao continente e foi rebaixado para a categoria de depressão tropical, está afetando a região desde o final de semana. Casas mais frágeis tiveram seus telhados arrancados, e correntes de água tomaram conta das ruas da cidade.
A empresa estatal de petróleo Pemex evacuou várias plataformas que possui na região. O governo mexicano montou dezenas de abrigos para acolher os desabrigados. Enquanto isso, milhares de pessoas seguem em abrigos em El Salvador, na Guatemala e em Honduras, após terem sido desabrigadas anteriormente pelas fortes chuvas. Pelo menos 49 pessoas já morreram no país por causa do Stan, especialmente vítimas de deslizamentos de terra. O governo do país declarou estado de emergência, e 8,5 mil pessoas tiveram de deixar suas casas e foram acomodadas em abrigos. O presidente Tony Saca afirmou que “60% do país está correndo risco de deslizamentos de terra”. Foto: Uma mulher chora ao observar as equipes de resgate levar um de seus cinco familiares mortos num deslizamento de terra em San Salvador.(BBC)
Veja abaixo como se forma um furacão
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A tragédia do homem é o que morre dentro dele enquanto ainda está vivo" - Albert Schweiter -