Terça-feira, 30 jan 2007 - 08h53
Pesquisa mostra que brasileiros são os mais preocupados com o aquecimento Global
Um levantantamento feito entre 25 mil internautas mostrou que os brasileiros e chineses são os mais bem informados e conscientes sobre o impacto das atividades humanas no aquecimento global. A pesquisa, feita em 46 países foi divulgada ontem e mostra que os norte-americanos são os menos conscientes dos riscos.
![]() Segundo a pesquisa, feita pela empresa ACNielsen, 13% dos norte-americanos pesquisados nunca ouviram falar sobre o problema, apesar de seu país ser o maior emissor de gases componentes do Efeito Estufa. De acordo com o trabalho, 57% dos entrevistados consideram o aquecimento do planeta um "problema muito grave", enquanto outros 34% classificam o fenômeno como "um problema grave". Patrick Dodd, presidente da ACNielsen na Europa, acredita que foram necessários o surgimento de padrões ambientais extremos e perigosos para que as pessoas passassem a se preocupar mais com o problema. Segundo Dodd, será necessário um esforço global gigantesco para revertê-lo. Dos pesquisados pela ACNielsen, os latino-americanos são os mais preocupados, ao contrário dos norte-americanos. Somente 42% dos entrevistados consideraram como "muito grave" o fenêomeno do aquecimento global. Entre os cientistas quase não há dúvidas de que o aumento das temperaturas do planeta é causado diretamente pela pela queima descontrolada de combustíveis fósseis. Um relatório da ONU, a ser divulgado na próxima sexta-feira, dia 2, deverá confirmar que existe uma probabilidade de 90% de que são realmente as atividades humanas a principal causa do aquecimento global nos últimos 50 anos. A pesquisa da ACNielsen, divulgada em Oslo, na Noruega, mostra também que mais de 90% das pessoas já tinham ouvido falar do problema, e que 50% já sabiam que ele fosse causado por atividades humanas. O censo também confirmou que as pessoas que vivem em regiões vulneráveis a desastres naturais são as mais preocupadas e citou os latino-americanos, vítimas de severos prejuízos às plantações de café e banana até as populações da República Checa, que em 2002 foram fortemente atingidos por violentas enchentes. Não basta que a sociedade aponte como vilão principal apenas as grandes potências e suas indústrias pesadas, que lançam ao ar milhares de toneladas de monóxido de carbono. Considerando-se que 90% da emissão de gases componentes do Aquecimento Global é gerado pela atividade do cidadão comum que se desloca, seja ele proprietário ou não de um automóvel, é necessário encontrar combustíveis alternativos urgentes, já que aproximadamente 500 novos veículos que usam combustível fóssil são colocados nas ruas diariamente.
![]() Todo o processe que cria o efeito estufa é natural. Caso não existisse, a temperatura da superfície seria cerca de 34 graus mais baixa, praticamente impedindo a vida na Terra. Alguns gases, como o CO2 (dióxido de Carbono) criam uma espécie barreira, exatamente igual a uma estufa, daí o nome do efeito. Essa barreira deixa passar livremente os raios solares mas impede que o calor saia. Pelo exposto, é fácil concluir que um aumento no nível de CO2 na atmosfera aumentará a quantidade de calor aprisionado. Esse aumento de temperatura pelo efeito estufa é a causa primária do fenômeno do aquecimento global. Como se vê, o Efeito Estufa gerado naturalmente pela natureza é fundamental para a vida na Terra. No entanto, se a composição dos gases for alterada, para mais ou para menos, o equilíbrio térmico da Terra também sofrerá mudanças. O CO2 é responsável por cerca de 64% do efeito estufa e é formado pela queima incompleta dos combustíveis fósseis, entre eles o petróleo, gás natural, carvão e a desflorestação.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Quando o orgulho vai na frente, a vergonha e os danos vão atrás" - Provérbio francês -