Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Quarta-feira, 14 set 2016 - 10h20
Por Rogério Leite

Pesquisadores descobrem segundo maior meteorito do mundo

A enorme rocha foi encontrada a 1100 km ao norte de Buenos Aires, capital da Argentina, e é o segundo maior meteorito já descoberto, perdendo apenas para o meteorito de Hoba, localizado na Namíbia, em 1920.

Meteorito Gancedo, na Argentina
Momento em que o meteorito Gancedo é removido de sua cratera, criada há cerca de 4 mil anos.


De acordo com a Associação Astronômica do Chaco, esse meteorito caiu perto da cidade de Gancedo, durante uma densa chuva de fragmentos metálicos ocorrida na região de Campo del Cielo, há cerca de 4 mil anos.

Segundo os pesquisadores, o meteorito de Gancedo, como passou a ser chamado, tem aproximadamente 30.8 toneladas, dois metros de diâmetro e é composto de 92,6% de ferro e 6,7% de Níquel.

O maior Meteorito
O maior meteorito que se tem notícia foi encontrado na Namíbia, em 1920.

Meteorito Hoba
Turistas caminham ao redor do meteorito Hoba, na Namíbia

Batizado de Hoba, a rocha metálica mede 2,7 x 2,7 x 0,9 m3 e pesa 60 toneladas e estima-se que tenha caído há 80 mil anos. Devido à sua grande massa, Hoba nunca foi removido do local do impacto, próximo de Grootfontein, na região de Otjozondjupa.

Hoba é o maior meteorito conhecido (em um único bloco) e também o mais maciço objeto de ferro de ocorrência natural que se conhece na superfície da Terra.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Até os mais estúpidos entendem o que um rico quer dizer, mas nem os mais doutos entendem o que um pobre está dizendo" - Provérbio Chinês