Sexta-feira, 12 jun 2009 - 11h13
Um estudo feito por pesquisadores norte-americanos da Instituição Carnegie para Ciência (Estados Unidos) analisou atividades sísmicas na região de Taiwan e sugere que pequenos tremores de terra imperceptíveis, podem evitar a ocorrência de grandes terremotos.
Os pesquisadores descobriram que pequenos abalos podem ser desencadeados por tufões naquela região. Os cientistas acreditam que a pressão causada pelos tufões pode desprender uma falha na área de atividade sísmica. O terremoto libera então sua energia durante horas ao invés de dissipar tudo de uma só vez, o que seria devastador. Foram monitorados os movimentos de duas placas tectônicas em colisão, no leste de Taiwan. Três medidores de pressão, extremamente sensíveis foram colacados em áreas profundas por meio de perfurações no solo.
"Os instrumentos detectam movimentos imperceptíveis e distorções da rocha", explicou uma das autoras da pesquisa, Selwyn Sacks, da Instituição Carnegie. Os instrumentos conseguiram medir 20 longas atividades sísmicas com duração de até mais de 24 horas. Desses, 11 terremotos concidiram exatamente com a passagem de tufões pela região. Os cientistas comemoram as descobertas que podem trazer novas pistas sobre o comportamento dos terremotos na região. Eles buscam entender porque ocorrem poucos terremotos intensos naquela área. O estudo foi publicado pela revista Nature.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Lágrimas de mulher: a mais poderosa força hidromotriz do mundo" - Alberto Frattini -