Terça-feira, 16 set 2008 - 09h27

Phoenix capta Poeira do Diabo dançando em solo marciano

Quando olhamos as imagens de Marte feitas pelos robôs que estão em sua superfície, percebe-se claramente que a paisagem não muda. Nada se altera ou se move. Tudo está sempre do mesmo jeito. A única coisa que parece dar alguma sensação de movimento é a sombra projetada pelas rochas, que acompanham o deslocamento do Sol.

Dust Devil em marte

Esta semana, no entanto, um interessante fenômeno quebrou a monotonia e deu uma certa "graça" à desolada paisagem marciana. O fenômeno, conhecido como Dust Devil, ou Poeira do Diabo, foi registrado a menos de 1000 metros do local de operação da sonda Phoenix Mars Lander e foi captado pelas lentes e pelos sensores do robô.

A imagem mostra uma seqüência de 5 frames de um total de 29, captados pela câmera estereográfica de superfície no dia 8 de setembro (2008). Ao mesmo em que as imagens eram captadas, os sensores da Phoenix que registram dados ambientais também detectaram um rápido declínio na pressão barométrica ao redor da sonda.

Animação Dust Devil em Marte De acordo com Mark Lemmon, um dos cientistas que estuda as imagens da câmera estereográfica, ligado à Universidade do Texas, a câmera registrou outros dust devils nas imagens, mas apenas esse foi capaz de produzir uma seqüência. Segundo o pesquisador, os fenômenos tinham entre 3 e 5 metros de diâmetro.

"Durante as últimas semanas registramos um aumento significativo na intensidade desses vórtices. Agora eles ficaram fortes o suficiente para levantar a poeira do solo", disse Peter Taylor, da Universidade de York, no Canadá e membro da equipe da Phoenix.


Dust Devil
Dust Devil, também chamado de Poeira do Diabo, é um redemoinho de vento e poeira que se forma em ambientes quentes e com baixa umidade do ar. A superfície aquecida pelo sol aquece o ar próximo a ela, que sobe em movimento circular sugando a poeira e areia do solo. O fenômeno lembra um tornado em miniatura.

No Brasil o fenômeno é bastante comum e também é chamado de Pé de Vento. Veja

Fotos: Dust Devil registrado no dia 8 de setembro de 2008 na superfície de Marte pela sonda Phoenix Mars Lander. Clique na imagem para ver a animação grande. Crédito: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona/Texas A&M University.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Amargas são as lágrimas derramadas, mas ainda mais amargas são as que não se derramam" - Provérbio irlandês