Procure no Apolo11
Quinta-feira, 31 jul 2008 - 11h29

Pólo norte: 20 km quadrados de gelo se soltam no Canadá

Um grande bloco de gelo de 20 quilômetros quadrados do Ártico se desprendeu da costa norte do Canadá. Fotos de satélite indicam que a calota de gelo se separou da Ilha Ellesmere.

Em 2005, um outro pedaço de gelo, ainda maior, com 60 quilômetros quadrados também se desprendeu do Ártico.

Cientistas canadenses viajaram com as Forças Armadas do Canadá e visitaram recentemente a área em questão. O pólo norte está derretendo, foram descobertos novos rompimentos no gelo que se estendiam por mais de 16 quilômetros.

A rapidez do degelo assusta. Junto à ilha Ellesmere ficava uma calota de gelo gigante que cobria quase 10 mil quilômetros quadrados. Esta área de gelo recuou, e de acordo com os cientistas, se transformou em calotas menores, que somam pouco menos de mil quilômetros quadrados.

Continua após a publicidade


A Calota de Gelo Ward Hunt, de onde se desprendeu este último pedaço, é a maior calota de gelo remanescente da região, com 440 quilômetros quadrados de tamanho e 40 metros de espessura.

Cientistas estudam a área em busca de informações sobre o histórico do Ártico. "Uma análise mais detalhada dos registros sugere que desde o início do século 20 o gelo que forma a Calota Ward Hunt teve um recuo de cerca de 90%".

O derretimento do gelo no Ártico afeta diretamente a Terra. A extensa camada branca no topo do planeta reflete a energia do Sol diretamente para o espaço, ajudando a refrescar a Terra. Sem o gelo, a radiação é absorvida diretamente pela água do mar e pode esquentar mais o clima na Terra, numa velocidade muito maior do que os dados atuais indicam.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -