Quarta-feira, 7 dez 2016 - 09h20
Por Rogério Leite

Ponto luminoso muito forte chama a atenção no céu noturno

Nos últimos dias, um interessante objeto luminoso está claramente visível no céu noturno, mas pode ser observado mesmo com o firmamento ainda claro, próximo ao entardecer. O que seria essa luz que chama tanto a atenção e brilha tão forte quanto um farol celeste?

Planeta Venus
O planeta Vênus pode ser encontrado no quadrante oeste, mesmo com o céu ainda claro, nos primeiros dias de dezembro de 2016.

Antes que os mais afoitos digam que se trata de uma nova estrela ou então de alguma coisa inexplicável, informamos que esse ponto super luminoso existe desde a formação do Sistema Solar e não é nem um pouco desconhecido. Trata-se do planeta Vênus, que está em seu período de máxima elongação oriental.

Quando isso acontece, a distância angular entre Vênus e o Sol é muito grande e faz com que que o planeta nasça e se ponha depois do Sol, permitindo que seja observado com muita facilidade nos finais de tarde.

Atualmente, Vênus está a 141 milhões de km da Terra e com 70% do seu disco visível. Se observado através de um pequeno telescópio ou luneta, se parecerá como uma mini lua crescente.

Se você ainda não viu Vênus reluzindo tanto, esse é o momento. É só olhar pra cima no final da tarde. Aquele ponto super luminoso é Vênus, no espaço há 4.5 bihões de anos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Amargas são as lágrimas derramadas, mas ainda mais amargas são as que não se derramam" - Provérbio irlandês