Sexta-feira, 21 jul 2017 - 11h50
Por Rogério Leite
População ajuda e cientistas registram eclipse a 6 bilhões de km
Com a valorosa ajuda de diversas comunidades argentinas, uma equipe internacional de cientistas conseguiu registrar a passagem de um objeto bastante peculiar, relativamente pequeno e extremamente distante. Segundo os pesquisadores, foi a ocultação estelar mais fantástica já obervada.
![]() Ocultação de estrela pelo asteroide MU69, registrada a partir de telescópios instalados na região de Comodora Rivadavia, Argentina. Clique para ver a animação.
Os cientistas sabiam que MU69 cruzaria a frente de uma estrela na madrugada de 17 de julho e para registrar o fenômeno levaram 24 telescópios para uma região remota de Chubut e Santa Cruz, na Argentina. O objetivo seria detectar a sombra do asteroide no momento em que passasse na frente da estrela, um trânsito muito rápido que duraria apenas 200 milissegundos.
O problema, de acordo com cientista planetário Jim Green, da NASA, é que mesmo instalados em locais remotos, o farol dos carros nas rodovias a dezenas de quilômetros afetaria o registro da cena.
Por parte do governo, uma grande rodovia nacional foi fechada por duas horas para manter os faróis afastados, além de desligar as luzes das vilas e cidades próximas. Os cidadãos contribuíram e apagaram as luzes de casas e diversos caminhoneiros estacionaram seus veículos de modo a formar uma barreira contra o vento que atingia os telescópios. “A comunidade de Comodoro Rivadavia se juntou e fez coisas incríveis para nós.” disse Buie. “Eu tenho chamado as pessoas que nos ajudaram de o nosso 12º jogador", explicou o astrônomo.
No fim de 2016, observações feitas pelo Telescópio Hubble mostraram que MU69 é possivelmente vermelho, talvez mais vermelho do que Plutão — o planeta anão que foi visitado recentemente pela New Horizons em julho de 2015. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"O Primeiro de Abril é o dia que nos lembra o que somos nos outros 364 dias" - Mark Twain -