Sexta-feira, 3 out 2008 - 09h10

Pôr-do-Sol: Cena Irresistível até em outros planetas!

Quando alguém compra uma câmera digital, uma das fotos que mais dão prazer de serem feitas são aquelas do nascer e pôr-do-sol. Mesmo com a proliferação das câmeras e com a grande variedade de imagens desse tipo, cada retrato do astro-rei parece ter um significado bastante especial para cada retratista. E quando combinadas com uma bela paisagem, então... Nem se fala!

Nascer do Sol em Marte

O interessante é que fazer retratos do Sol nascendo ou se pondo parece que não é uma característica somente dos donos dessas pequenas maravilhas eletrônicas à venda nas lojas. A tentação parece ser grande também entre os cientistas, que até em outros planetas, não perdem a oportunidade de dar um clique na nossa estrela.

A animação acima mostra uma seqüência parcial de 9 imagens feitas pela sonda Phoenix Mars Lander, em atividade no pólo norte marciano desde 25 de maio de 2008. A composição mostra o Sol nascendo na manhã do dia 5 de setembro, 101 dias marcianos após o pouso e foram captadas pelo instrumento Imageador Estéreo de Superfície, SSI, entre 01h23 e 01h43 no horário local.


Sol da Meia-Noite
As operações da phoenix tiveram início quando era primavera no pólo norte de Marte e durante os primeiros 90 dias, o Sol nunca se pôs abaixo da linha do horizonte. Depois disso, o período em que o Sol está disponível vem caindo dia a dia, com conseqüências diretas na disponibilidade de energia armazenada.

A missão Phoenix deveria terminar no final de agosto de 2008, mas devido às boas condições do explorador, a Nasa decidiu por realizar novos experimentos e continuou as atividades.


Inverno Marciano
Devido à aproximação do inverno, em abril de 2009 o Sol não mais nascerá no local de exploração, o que desligará o robô por falta de energia. Engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL, responsáveis pela operação da Phoenix, acreditam que o robô poderá voltar à atividade, mas não apostam nisso, uma vez que o frio será tão intenso que os materiais que compõe a sonda deverão trincar.


Foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona/Texas A&M University. Clique para ampliar.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron