Segunda-feira, 25 jun 2018 - 11h26
Por Rogério Leite
Por que a China baixou quase 100 km a estação espacial Tiangong 2?
Uma súbita perda de altitude observada na estação espacial chinesa Tiangong 2 levou pesquisadores e observadores a acreditarem que uma manobra de reentrada planejada estava em andamento. A estação havia perdido quase 100 km de altitude em apenas algumas horas.
![]() Concepção artística mostra a Estação espacial Tiangong (primeniro plano) ao módulo Shenzhou, visto ao fundo. A perda repentina foi observada primeiramente pelo Usstratcom, o Comando Estratégico de Defesa dos EUA, que em 19 de junho havia divulgado os elementos orbitais da Tiangong 2, que mostravam uma perda significativa de altitude da estação espacial chinesa. Os elementos revelavam que a Tiangong 2 havia baixado de uma orbita quase circular de 380x386 km para uma orbita muito mais baixa, de 297x297 km. Como a velocidade de queda foi bastante abrupta, imediatamente se cogitou a hipótese de que os chineses estavam preparando uma manobra controlada de reentrada.
![]() Posição da estação espacial chinesa Tiangong 2 as 11h19 BRT do dia 25 de junho de 2018.
Assim, por enquanto, uma reentrada controlada está praticamente descartada. Mas resta a dúvida: Que motivo levou o Centro de Comando espacial Chinês a baixar a Tiangong 2 quase 100 km de altitude e depois reposicionar a nave em sua altitude normal? LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"O pobre é um estrangeiro em seu próprio país" - Provérbio -