Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Segunda-feira, 17 jun 2019 - 12h37
Por Maria Clara Machado

Por que a sombra deste vulcão lembra uma pirâmide?

A imagem espetacular do Monte Teide, na Espanha, é no mínimo intrigante pela sombra triangular projetada durante o por do sol.

Pico Viejo, Monte Teide, Ilhas Canárias, Espanha. Crédito da imagem: Juan Carlos Casado / NASA.
Pico Viejo, Monte Teide, Ilhas Canárias, Espanha. Crédito da imagem: Juan Carlos Casado / NASA.

Saiba que o fenômeno da sombra que lembra um triângulo ou uma pirâmide, não é exclusivo deste vulcão e pode ser vista do topo de outras grandes montanhas.

O astrônomo Juan Carlos Casado, autor da foto, explica que este efeito acontece porque o observador está olhando em direção ao horizonte, como um longo corredor. Mesmo que o imenso vulcão fosse um cubo, a sombra resultante seria uma longa caixa triangular.

A imagem também pareceria afunilar à medida que a sombra ficasse mais distante dos olhos, em direção ao infinito. É exatamente o que acontece com os trilhos de trem paralelos. Experimente observá-los a longa distância!

Esta bela imagem mostra a cratera do Pico Viejo sendo parte do Monte Teide e foi divulgada pela NASA no último dia 9 de junho. O vulcão fica em Tenerife nas Ilhas Canárias e é o segundo mais alto da região. A sombra aparece sob a lua quase cheia, vista logo após o seu eclipse lunar total. Realmente deslumbrante!







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Deve-se dizer sempre a verdade, mas nem todas as verdades se devem dizer" - Rainha Cristina