Sexta-feira, 25 mai 2007 - 11h38
Já imaginou poder ver a Lua e mais quatro planetas, todos ao mesmo tempo, em uma única noite, em um show gratuito? Se duvida, então prepare-se!
O céu deste final de semana promete ser um verdadeiro planetário ao ar livre, onde uma legião de corpos celestes poderá ser visto por qualquer mortal, logo depois do pôr-do-Sol. É o show dos Planetas!
Para ver esse espetáculo gratuito é só sair de casa e olhar para o lado Oeste, aquele próximo de onde o Sol se põe. Assim que escurecer, Mercúrio, Vênus e Saturno estarão se apresentando e poderão ser vistos praticamente alinhados, formando uma bela cena nestas noites que prometem ser frias. Completando o palco dos artistas celestes, a Lua, que servirá de guia para os menos acostumados com o as mega turnês planetárias.
O show não para. Enquanto os astros se mostram para os espectadores, e lentamente vão se despedindo, caindo abaixo da linha do horizonte, do outro lado, ao Leste, outro astro começa a despontar para brilhar por toda a noite. É Júpiter, que junto a uma legião de satélites ao seu redor, brilha forte e sem concorrentes. Acima de Mercúrio temos Vênus, que brilha tanto que não há quem não o reconheça logo de primeira. Distante 123 milhões de quilômetros, sua magnitude atual é de -4.2, um verdadeiro farol no céu. Vênus tem legiões de fãs. Mais palmas, muitas palmas. Vênus merece! Um pouco mais para cima, à direita, temos Saturno, um gigante de gás. A mais de 1.5 bilhões de quilômetros, brilha com magnitude de 1.2, mais fraco que Vênus, mas nem por isso menor. Enquanto Vênus tem um raio de 6 mil quilômetros, Saturno esnoba com 60 mil quilômetros de raio. Como se não bastasse, é rodeado por uma série de anéis, mas que só podem ser vistos com ajuda de um telescópio. Saturno é o mais belo planeta do Sistema Solar e merece muitas palmas, gritos e assobios!
Do outro lado do palco, cada vez mais alto, o astro maior da noite. Sim, é ele, o maior de todos os tempos, o gigante e esplendoroso Júpiter. E não vem sozinho. Com um pequeno binóculo, de boa qualidade já, dá pra ver que, acompanhando o Elvis da noite, quatro coadjuvantes completam a trupe. São eles os mini-astros Europa, Ganimedes, Io e Calisto. Outros menores, não são visíveis. Na Terra, os observadores estupefatos aplaudem a eminência e seu séqüito. Não é para menos. Júpiter brilha forte, com -2.2 de magnitude e seu tamanho é descomunal. Seu raio é de 71 mil quilômetros e se fosse oco, caberiam 2 mil Terras dentro dele. As palmas não cessam mais! Agora que você já foi apresentado aos astros do fim de semana, não perca. O show é grátis e começa assim que o Sol se pôr, e só termina quando você quiser. Bons céus! Veja também LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Grande negócio faríamos comprando o homem pelo que ele vale e vendendo pelo que ele pensa que vale" - Napoleão Bonaparte -