Procure no Apolo11
Quarta-feira, 10 jan 2007 - 08h13

Prepare-se: Cometa C2006-P1 pode ser visto a olho nu !

A partir do próximo dia 15, o céu quase escuro do hemisfério Sul receberá a visita de um ilustre viajante do espaço. Trata-se do cometa C2006-P1, também conhecido como McNaught, que poderá ser visto a olho nu momentos antes do pôr-do-Sol. A partir do dia 23 sua presença também será notada do lado leste, antes do nascer do astro rei.

Atualmente as observações do cometa estão prejudicadas devido à grande proximidade do Sol nos dois períodos do dia, mas a separação visual de ambos tende a aumentar, permitindo facilmente sua observação. No hemisfério Norte sua presença tem sido constante nas últimas noites, alvo fácil de diversas fotografias por parte de astrônomos e curiosos.

O C/2006 P1 McNaught é o primeiro cometa a passar próximo à Terra em 2007 e é tão brilhante que pode ser visto até sem binóculo, embora com este é possível observar detalhes de sua cauda. Segundo o astrofísico italiano, Gianluca Masi, do Planetário de Roma, há tempos não se via um cometa tão brilhante. "O espetáculo é sugestivo tanto ao entardecer como ao amanhecer", completa Masi.

Continua após a publicidade


O cometa foi descoberto em agosto de 2006 pelo astrônomo australiano Rob McNaught, que estuda a identificação de objetos próximos à Terra. Em poucos meses ganhou fama devido ao seu brilho intenso.


Como observar
A imagem abaixo mostra onde achar o cometa a partir do dia 15 de janeiro antes do pôr-do-Sol. Para vê-lo, aguarde o Sol baixar atrás da linha do horizonte e olhe ligeiramente à esquerda. Conforme os dias forem passando, o cometa estará mais à esquerda do Sol e também mais alto, tornando a observação mais confortável.

Se você gosta de acordar cedo, o gráfico seguinte mostra onde localizar o C2006-P1 momentos antes do nascer do Sol a partir do dia 23. Ao contrário das observações ao cair da noite, desta vez o cometa estará à direita do astro-rei e vai se distanciando nesta mesma direção conforme os dias vão passando.

É muito importante notar que para ver o cometa é necessário que o observador tenha uma boa vista do horizonte. Se possuir um binóculo, melhor ainda!

Boas observações e envie sua foto!

Foto: Na imagem superior vemos o cometa C2006-P1 fotografado no dia 9 de janeiro, por Stan Richard, em Yowa, nos EUA. Os gráficos não representam a posição exata do cometa com relação às estrelas. É apenas uma referência para localização. Note que o Sol, visível nos gráficos, se encontra abaixo do horizonte.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -