Terça-feira, 10 jul 2018 - 11h44
Por Rogério Leite
Prepare-se: Eclipse total da Lua poderá ser visto do Brasil
Confira algumas fotos do eclipse total da Lua, enviadas pelos internautas
O Apolo1 transmitiu ao vivo o eclipse lunar de 27 de julho de 2018, o mais longo desse século. Foram 4 horas de transmissão ininterrupta e contou com a participação de usuários através de comentários e envio de fotos mostradas ao vivo. Através do aplicativo Telegram os usuários enviaram mais de 200 fotos feitas com celulares. Abaixo podemos ver algumas delas! ![]() Eclipse lunar visto de Jacarepagua: Crédito: Alvir Junior ![]() Eclipse lunar visto de Berlim, Alemanha. Crédito: Cristiano Andersom ![]() Eclipse Lunar visto de Campinas, SP. Crédito: Daniel Barbarini. ![]() Eclipse Lunar visto do interior da Paraiba. Crédito: Edson Jacobino. ![]() Eclipse Lunar: Crédito: Haydee Svab. ![]() Eclipse Lunar visto de Poços de Caldas, MG. Crédito: Luiz Carvalho. A transmissão do eclipse lunar será feita com imagens ao vivo geradas pela NASA-TV e comentadas pela equipe do Apolo11. O usuário poderá participar enviando vídeos e fotos através do aplicativo Telegram. No vídeo, o diretor do Apolo11, Rogério Leite, explica como será o eclipse total da Lua no dia 27 de julho. Clique para ver
O eclipse lunar do dia 27 visível na América do Sul, Europa, África, Ásia, Austrália. Na América do Sul, somente observadores localizados na faixa leste do continente verão a fase mais interessante do fenômeno, a fase umbral, na qual a Lua se torna alaranjada. Em todo o resto do continente somente a fase penumbral poderá ser vista, mas praticamente impossível de ser notada.
![]() Geometria de um eclipse total da Lua Em algumas ocasiões, o movimento de translação da Lua ao redor da Terra a insere dentro do cone da penumbra. Esta ocasião recebe o nome de eclipse penumbral e é muito difícil de ser observado, já que a diminuição de luz dentro deste cone é muito baixa para ser percebida. Em outras situações, no entanto, a Lua mergulha exatamente dentro da zona de sombra da umbra, ocorrendo então o eclipse total da lua. Na prática, o bloqueio de luz durante um eclipse total da Lua não produz o obscurecimento completo da superfície lunar. O motivo é que a atmosfera da Terra refrata os raios solares e desvia a parte do espectro de luz vermelha, tornando a Lua alaranjada.
![]() Eclipse da Lua 27 de julho de 2018 No eclipse do dia 27 de julho, a Lua tocará a penumbra às 14h14 e caminhará por essa zona até às 15h24, quando sua borda encosta na área de umbra, a parte mais escura da sombra. Esse dois momentos são vistos no gráfico como P1 e U1. O ápice do eclipse ocorre às 17h22, quando a Lua estiver no centro da umbra. A Lua permanecerá dentro da umbra até 18h13, quando então começará a entrar na fase penumbral U4.
Para ver o eclipse do dia 27 é só olhar para o quadrante leste e esperar a Lua nascer, por volta das 18h20. O fim do eclipse umbral acontece às 19h19, quando a Lua saia totalmente da área de sombra profunda da Terra. ![]()
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"O esforço por reunir ação e sabedoria poucas vezes tem exito, e dura pouco. - A. Einstein -