Quinta-feira, 31 jan 2008 - 10h18
Nesta sexta-feira, um interessante fenômeno acontecerá no céu antes do Sol nascer. Não é nenhum truque de mágica ou efeito colateral desconhecido, mas apenas um belo encontro, que promete tomar bastante a atenção do seu cérebro. Literalmente.
Nesta madrugada, os dois planetas mais brilhantes do sistema solar, Vênus e Júpiter, estarão convergindo para um encontro espetacular. Os dois objetos estarão tão pertos um do outro que você será capaz até de escondê-los com a ponta do seu dedo indicador. E isso ainda não é nada!
Aproximadamente às 04h30 de sexta-feira, Vênus e Júpiter estarão a menos de 1 grau de separação e por estarem tão pertos, será difícil deixar de contemplá-los com toda atenção. Eles estarão hipnotizando você!
Mas calma! Antes que nossos usuários pensem que o pessoal do Apolo11 andou batendo a cabeça ou ficando meio malucos, vamos explicar o motivo. Sempre existe uma explicação científica para tudo, até para aparentes maluquices! Naturalmente o temo hipnose não é muito adequado, mas a explicação para essa atenção redobrada do cérebro tem base na fisiologia do olho humano. Quando os dois planetas ou objetos ficam muito próximos entre si, eles de fato tomam mais a atenção do seu cérebro. Mas como? Próximo ao centro da retina se encontra a fóvea, uma área de aproximadamente 1.5 milímetros de largura onde os cones permanecem agrupados. "Tudo o que seus olhos focalizam sobre a fóvea você vê em alta resolução", explica o cientista. A fóvea é crítica ao ler, dirigir e ver televisão. A fóvea toma grande parte da atenção do cérebro. O campo de visão da fóvea é de somente cinco graus de largura e nesta madrugada Vênus e Júpiter vão estão próximos que a luz refletida por eles atingirá diretamente o centro da fóvea e consequentemente tomará grande parte da atividade cerebral. "Será uma observação muito rica e hipnótica", completou Hiroyasu.
Se você perder o espetáculo de sexta-feira, não fique triste. O show continuará por alguns dias de fevereiro. Vênus e Júpiter permanecerão relativamente pertos, ao mesmo tempo em que a Lua caminha para se juntar à dupla. No dia 3 de fevereiro, domingo, o trio estará alinhado em uma linha curva e no dia 4 se agruparão para formar um dos mais interessantes triângulos celestiais que você já observou. É só ficar acordado. Ou levantar mais cedo! Artes: No topo, carta celeste mostra o encontro entre Júpiter e Vênus às 04h30 da madrugada de sexta-feira, dia 01 de fevereiro. Na seqüência, diagrama esquemático mostra o olho humano e localização da fóvea. Acima, carta celeste mostra o interessante encontro entre a Lua, Vênus e Júpiter, no próximo dia 04 de fevereiro. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Anarquismo é a única filosofia que leva o homem ao conhecimento de si mesmo" - Emma Goldman -