Terça-feira, 1 mai 2007 - 13h10

Prepare-se: este mês tem lua azul. Pra todo mundo ver!

Atenção, tementes aos deuses das forças da natureza. O balé celeste conspira e coisas estranhas poderão acontecer neste mês. Os lobos inquietos vão uivar e as noites serão mais claras por duas vezes. Distante de nós, a Lua cheia comanda o espetáculo. É mês de Lua Azul.

O texto acima bem que poderia ser a chamada para um filme de suspense ou até mesmo um aviso aos mais crédulos, feito por videntes espertalhões, mas que não assusta nem mesmo as criancinhas. A Lua Azul realmente existe, mas não causa mal a ninguém.

O fenômeno é raro e não acontece todos os anos. A última vez ocorreu em julho de 2004 e pode ser visto duas vezes. Só não viu quem não quis. Agora ela voltou.

Mas afinal de contas, do que estamos falando? A Lua Azul morde?

Se você acha que Lua Azul é a cor com que nosso satélite será visto no céu, enganou-se. Lua Azul não é nada além do nome dado à Lua cheia que acontece duas vezes no mesmo mês. O fato se dá devido ao ciclo lunar de 29.5 dias, o que torna perfeitamente possível que em um mesmo mês sua fase se apresente cheia por duas vezes.

De acordo com alguns historiadores, o nome Lua Azul foi criado no século 16, por algumas pessoas que ao observar a Lua, a viam azulada. Outras, no entanto, a percebiam cinza. Muitas discussões ocorreram até concluir-se que era impossível a Lua ser azul. Esse fato criou uma espécie de expressão lingüística, e "Lua Azul" passou a ser sinônimo de algo impossível ou difícil. O termo ganhou força principalmente nos EUA e algumas frases como "só me caso com você se a lua estiver azul" se popularizaram rapidamente.

Foi com esse significado de "nunca" ou "raro", que o termo foi usado para designar as duas luas cheias que ocorrem no mesmo mês, uma coisa rara, que não acontece sempre.

Este mês a primeira Lua Cheia acontece no dia 02 e a segunda, no dia 31. Depois disso, a próxima ocorrência da Lua Azul será somente em 2009 e a outra em 2012. Portanto, preparem seus telescópios ou amuletos!


Lua Azul mesmo
Curiosidades a parte, existem alguns registros raros onde a coloração do nosso satélite foi realmente alterada. Um desses registros remonta aos anos de 1883, quando uma violenta erupção no vulcão Krakatoa, na ilha de Java, lançou ao espaço milhões de toneladas de gases e poeira, fazendo com que a Lua, quando observada próxima ao horizonte, fosse vista em tons azulados. De acordo com os relatos, isso durou aproximadamente dois anos e foi testemhunhado em todo o planeta.
Em 1951, um grande incêndio nas florestas canadenses produziu o mesmo efeito que o Krakatoa, mas só pode ser observado na América do Norte.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy