Segunda-feira, 28 jul 2008 - 10h09

Prepare seus apetrechos. Hoje tem chuva de meteoros!

Sem dúvida, as chuvas de meteoros são um dos mais belos espetáculos que acontece no céu noturno e são provocadas por pequenos fragmentos de lixo cósmico que penetram a atmosfera terrestre em altíssima velocidade. Quando isso ocorre se vaporizam devido ao atrito com o ar e produzem um rastro luminoso de grande beleza. Normalmente os fragmentos são totalmente consumidos e não chegam a atingir a superfície.

As chuvas de meteoros acontecem diversas vezes ao ano e têm como causa as esteiras de poeira deixada por algum cometa, mas fragmentos de asteróides também podem provocá-las. Durante sua órbita ao redor do Sol a Terra passa por diversas esteiras que dão origem à diversas chuvas, cada uma com nome próprio.


Já Está Chovendo
Entre os dias 14 de julho e 18 de agosto a Terra atravessa uma dessas esteiras, quando acontece a chuva de meteoros Delta-Aquarídeas e exatamente no dia de hoje, 28 de julho, estaremos passando pelo pico dessa chuva. Não se sabe exatamente qual o objeto responsável pela trilha de fragmentos, mas acredita-se que seja provocada pelo cometa periódico 96P/Machholz 2.

O nome dado às chuvas tem relação com a localização de onde os fragmentos parecem surgir. No caso da chuva atual os meteoros parecem brotar próximo à estrela delta da constelação de Aquário, daí o nome Delta-Aquarídea. No entanto, é importante lembrar que a constelação nada tem a ver com os meteoros. Delta de Aquário se localiza a 160 anos-luz de distância, aproximadamente 1500 trilhões de quilômetros, enquanto as chuvas de meteoros acontecem a cerca de 100 km de altitude.


Vendo a Chuva
Para ver a chuva de meteoros é só olhar para o quadrante leste (aquele em que o Sol nasce) a partir das 21h00 e localizar a constelação de Aquário. O pico da chuva ocorrerá aproximadamente à 01h00 da madrugada, quando a constelação já estiver bem alta no céu.

Espera-se uma taxa de entre 15 e 40 meteoros por hora, mas nas se você mora em cidade grande não espere ver mais que dois ou três, já que a poluição do ar e luminosa reduz muito a visibilidade. Também é importante lembrar que a chuva não termina hoje, mas a quantidade de meteoros vai diminuindo à medida que os dias passam.


Dicas
As dicas para ver a chuva são as de sempre: procure um local escuro, sente confortavelmente em uma cadeira reclinável e admire o céu relaxadamente. Como as noites estão mais frias, é sempre bom ter à mão um cobertor. Os meteoros devem aparecer em qualquer local do céu, mas as trilhas deixadas por eles vão parecer apontar para Delta de Aquárius.

É isso aí. Torça os dedos para o tempo colaborar e não cair no sono antes da hora. Bons céus a todos!

Gráfico: Localização da constelação de Aquario no dia 28 de julho de 2008, às 22h30. As linhas amarelas mostram a localização aproximada de onde a chuva deverá surgir.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel